O Que é e Como Funciona a Gravação Em Vidro?

Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona a Gravação Em Vidro?

Se você gosta de artesanato, existe uma técnica de decoração de vidros e cristais com a qual você pode criar as mais belas peças tanto para presentear quanto para sua casa. nós vamos te ensinar como funciona a gravação em vidro para que você possa deixar sua criatividade voar.

gravura em vidro ou cristal

Existem muitas maneiras de decorar copos mas uma técnica muito especial e bela é a da gravura. Por mais sofisticados que sejam os objetos de vidro decorados com essa técnica, o nível de dificuldade é mínimo.

Esta técnica é considerada um ofício. Quem se dedica a isso profissionalmente dispõe de uma série de ferramentas que permitem gravar qualquer tipo de desenho no vidro. Sua principal ferramenta é o cabeçote com rebolo de carboneto e silício que permite gravar sem danificar a peça.

Como funciona a gravação em vidro?

Para decorar uma peça de vidro você só vai precisar de um marcador ou lápis, uma folha de decalque e uma furadeira especial para gravar em vidro ou cristal. Você pode decorar uma garrafa, uma tigela, uma mesa de vidro, enfim, qualquer vidro ou objeto de vidro. Primeiro você deve escolher o desenho que se encaixa no tamanho da sua peça e desenhá-lo usando uma folha de traçar.

Em seguida, coloque a folha com o desenho na parte interna do vidro, prendendo-a com fita crepe. E trace o desenho no vidro. Recomenda-se praticar antes de se dedicar à gravação da peça de interesse, pois a gravação é irreversível, é importante testar em objetos cilíndricos. As práticas são geralmente feitas em materiais como latão, cobre ou madeira, Esta é a melhor maneira de aprender como funciona a gravação em vidro.

O Que é e Como Funciona a Gravação Em Vidro?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Ecall?

Quando você se sentir confiante, prossiga para decorar seu objeto. Segure-o firmemente e pressionando suavemente vá passando a ponta da broca ao longo da linha do desenho. Se necessário, passe a furadeira várias vezes até chegar na profundidade desejada. Ao terminar, espere a peça esfriar e introduza-a na torneira para limpá-la dos restos de marcador ou lápis e pronto, você já tem seu vidro gravado.

Recomendações para gravação em vidro

Para obter resultados espetaculares, os acessórios para gravação devem ser selecionados corretamente. Um deles são os discos de diamante que são usados ​​para gravar delicadamente em materiais duros como o vidro.. A maneira como a gravação em vidro funciona é mais eficaz se você seguir as recomendações detalhadas aqui.

Como complemento, recomenda-se acoplar à furadeira uma haste flexível com cabo de 12,7 cm, além do puxador detalhe. Estes facilitam o manuseio da broca, tornando-a mais confortável e manejável. É fundamental adquirir equipamentos de segurança como luvas de couro, máscaras contra poeira e óculos de proteção. É aconselhável não gravar partes enferrujadas.

Por outro lado, o pedaço de vidro deve estar bem limpo e seco. Quando você começa a gravar é preferível segurar a broca com segurança como um lápis, assim haverá mais segurança no manuseio da ferramenta.

Agora que você sabe como funciona a gravação em vidro, pode adquirir todas as ferramentas necessárias e começar a praticar. Dê asas à sua criatividade e aproveite suas habilidades manuais para conseguir as melhores obras de arte para seu uso ou negócio.

Pode lhe interessar:

Não perca o próximo vídeo!