O Que é e Como Funciona a Distribuição dos Bens?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Distribuição dos Bens?

Muitas pessoas chegam a um estágio da vida em que decidem compartilhar sua vida com outra pessoa e se casar. Porém, nem sempre essa situação sai como o esperado e pessoas que um dia decidiram ficar juntas querem se separar. Nós convidamos você a ler Como funciona a divisão de bens?.

Qual é a divisão dos bens?

A distribuição de bens é o acordo legal que se dá através do divórcio. Ou seja, quando duas pessoas se casam, todos os bens e bens passam a fazer parte de ambos. Portanto, quando houver separação judicial, ou seja, divórcio, deve-se estabelecer quem ficará com o quê.

Por isso, muitas pessoas antes de se casarem assinam um documento legal chamado “separação de bens” com o objetivo de que, caso o casamento termine, todos os bens que pertencem à pessoa não sejam compartilhados.

Dessa forma, havendo separação, não é necessário fazer distribuição de bens. Além disso, é um processo tedioso e longo, onde muitos aspectos legais estão envolvidos.

Como funciona a distribuição dos bens?

O Que é e Como Funciona a Distribuição dos Bens?

Quando o divórcio está sendo processado, ambas as partes contratam um advogado. Em alguns casos, é o mesmo advogado para ambos. Será responsável por realizar todas as ações legais correspondentes. Dentro dessas ações, está prevista a divisão de todos os bens que foram obtidos durante o casamento.

Este é geralmente um processo bastante demorado, pois a melhor maneira equitativa de separá-los deve ser cuidadosamente avaliada. Ambas as pessoas devem ser beneficiadas, pois em geral a maior parte dos bens foi obtida durante o casamento. Se assim não for, da mesma forma, de acordo com os aspectos legais estabelecidos pelo casamento, todo o capital que possui deve ser distribuído igualmente.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Mondosonoro?

Para esse resultado final, eles passam por diferentes reuniões nas quais são colocados na mesa todos os recursos e como foram obtidos. Depois disso, o(s) advogado(s) determina(m) como serão distribuídos.

Na maioria dos casos as pessoas não ficam satisfeitas com o resultado, porém, é o que acontece quando a separação de bens não é assinada antes do casamento.

Principais problemas que surgem

Anteriormente, explicamos a você como funciona a distribuição de ativos. No entanto, há uma série de problemas que surgem frequentemente durante este processo.

Em primeiro lugar, uma das duas pessoas é sempre aquela que contribuiu com mais dinheiro para a compra de propriedades ou recursos. Portanto, é chato para essa pessoa ter que distribuir algo que é mais dele do que do outro.

Porém, estando unidos em casamento, os bens ou riquezas pertencem a ambos em partes iguais.. Nesse sentido, a pessoa se recusa a dar ao outro o bem mais valioso, como uma casa ou um carro.

No entanto, existem razões pelas quais a outra pessoa pode obter o bem. Por exemplo, quando há uma infidelidade, a pessoa que foi enganada tem muito mais benefícios do que a outra, porque pode ser alegado o sofrimento psicológico pelo qual passou.

Por outro lado, se a pessoa foi maltratada de diversas formas e você tem as provas, também pode se beneficiar nesse processo. Se você gostou deste post sobre como funciona a distribuição de ativos, convidamos você a ler os seguintes artigos:

Não perca o próximo episódio!: Distribui ao de bens ou servi os