Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona o Podcasting?
Afirma-se que o podcast é uma ferramenta tecnológica, que serve ou serve para transmitir emissoras, vídeos, filmes, jogos, músicas, guias de áudio, transmissão de idiomas e transmissão de conferências, entre outros, e afirma-se, ao mesmo tempo, que é a sindicação de ficheiros de som, normalmente MP3, com sistema RSS, que permite subscrever e descarregar de forma automática e periódica.
E quando falamos de sindicação, queremos dizer que você não precisa ir a outra página da web especialmente para ouvir a mensagem ou o arquivo de som, pois basta clicar em um botão para ouvi-lo e pronto, é isso simples.
o que é podcast
Podcast proviene de una palabra compuesta en inglés de iPod (aparato tecnológico digital) y Broadcast (difundir contenidos), que anteriormente se necesitaba tener el aparato para escucharlos, pero que ya no es necesario, pues basta con colocar cualquier reproductor de audio sin importar el sistema operativo.
E o Podcasting consiste na implantação de arquivos de som, geralmente no formato MP3, que por sua vez são subscritos através de um arquivo RSS, que por sua vez permite que um programa faça o download para que o usuário possa ouvi-lo quando quiser.
como funcionam os podcasts
Entre as principais vantagens do podcasting em relação à colocação de arquivos de som em uma página da web está a sindicação, pois tem a particularidade de um programa ou serviço da web permitir visitar as fontes de tempos em tempos e mostrar se há novos registros que baixam para ouvir
No que diz respeito ao streaming ou retransmissão de som pela Internet, o podcasting oferece autonomia, mobilidade e liberdade de horário, o que significa que pode ser ouvido em qualquer dispositivo portátil que reproduza MP3 ou qualquer outro formato, onde você quiser e a qualquer hora, desde que está gravado.
Recomendações para gravar podcasts
Antes de tudo, antes de gravar, você deve ter clareza sobre o que vai comunicar, podem ser temas muito variados, pois são podcasts de esportes, notícias, música, cinema, arte em geral, conversa, sexo, tecnologia e muito mais , mas é sua decisão qual tópico você escolhe.
Agora, se o seu programa é para conversação, não comprometa o texto, pois um bom orador é aquele que aparenta naturalidade, que erra e usa palavras fáceis de entender, usar uma linguagem muito formal fará com que seu público não pense muito nisso para ouvir você de novo
Outra recomendação é a interação com o público, e uma boa ideia é ter um convidado ou fazer um podcast com outra pessoa para permitir o diálogo e a interação.
É altamente recomendável que você não grave programas com mais de 30 minutos, pois isso tende a dificultar que as pessoas o ouçam por tanto tempo, ao mesmo tempo, programas curtos pesam menos e são mais fáceis de sincronizar.
No entanto, os videocasts estão se tornando cada vez mais populares e, embora ainda existam dificuldades técnicas para gravá-los, editá-los e reproduzi-los em alguns gadgets, eles não são recomendados, a menos que você tenha um público fervoroso ansioso para vê-lo em vídeo.
E é que um podcast não deve ser algo rigoroso, pelo contrário, deve estar disposto a mudar todos os dias, todas as semanas, e se falhar, pode ser por falta de perseverança em atualizá-lo persistentemente e é o o sucesso ou fracasso de um podcast não depende de condições técnicas em nenhum caso.