O Que é e Como Funciona a Cunicultura?

Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Cunicultura?

A agricultura não inclui apenas a criação de bovinos. Na produção agrícola é possível criar animais não convencionais de forma a diversificar as opções de consumo. Se você quiser ver um exemplo disso, você pode seguir esta informação para aprender sobre Como funciona a cunicultura?

cunicultura; uma nova prática que diversifica a agricultura

A produção agrícola sofreu algumas alterações nos níveis de rentabilidade e economia. Uma forma de neutralizar esses efeitos tem sido a implementação de novos produtos obtidos de outros animais com o objetivo de expandir a cultura de consumo das pessoas.

Embora para alguns a ideia de consumir coelhos como alimento seja errada, a cultura de seu consumo foi reproduzida e aceita por outros. Graças a esses avanços, hoje é possível ver como algumas fazendas se dedicam à cunicultura.

A forma como funciona a cunicultura, inclui uma série de técnicas e métodos que procuram aproveitar, através da reprodução, diferentes tipos de coelhos para vender-lhes produtos de origem animal, doméstica ou de entretenimento.

Como funciona a cunicultura em suas vertentes?

O Que é e Como Funciona a Cunicultura?

Para criar qualquer tipo de coelho com sucesso, é necessário entender os fatores de como funciona a cunicultura em uma fazenda ou incubadora. Com base nesta prática agrícola, é necessário abranger os seguintes aspetos, centrados na recriação do habitat dos coelhos:

instalações e gaiolas

É necessário criar galpões espaçosos que permitam a mobilização de todos os coelhos. As medidas dos coelhos podem variar entre quinze e trinta centímetros. Da mesma maneira, É necessário instalar telhados de zinco nestes galpões, de forma a condicionar e proteger os coelhos. Esses princípios de espaçamento também se aplicam ao uso de gaiolas.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Cruzeiro?

temperatura e luz

Quanto ao equipamento, é necessário implementar equipamentos e sistemas (como coberturas) que permitam manter uma temperatura óptima nas estações frias. Da mesma forma, é necessário implementar pelo menos 18 horas de luz (natural ou artificial) para contribuir para a fertilização das coelhas.

Reprodução

Quanto à reprodução, é necessário alimentar os coelhos de acordo com seu tamanho e raça. A otimização e manutenção de todos esses fatores influenciam na reprodução e na correta gestação dos coelhos.

Vantagens da criação de coelhos

Apesar da cunicultura ser uma prática nova para alguns criadores, quem investe na produtividade desses animais obtém diversos benefícios, tanto econômicos quanto para os consumidores. Alguns dos benefícios mais notórios da criação de coelhos são:

  • A carne de coelho contém uma grande porcentagem de proteína (20%).
  • A pele de coelho pode ser comercializada como matéria-prima.
  • Pouco investimento é necessário para praticar a cunicultura.
  • É altamente rentável uma vez que produzem derivados de coelho.
  • O ciclo reprodutivo dos coelhos é curto, por isso a produção é rápida.
  • Pouco conhecimento é necessário para a manutenção de galpões.

Doenças que podem afetar a criação de coelhos

Uma das questões mais importantes na criação de coelhos é a umidade. Um pequeno desequilíbrio neste fator pode causar o aparecimento de diversas doenças. Como consequência, coelhos infectados podem infectar outros saudáveis ​​que estejam dentro de um galpão.

Enterite mucoide, coccidiose, resfriado e infecções fúngicas são alguns dos problemas que podem ameaçar a saúde dos coelhos. Isso evidentemente Pode afetar o ciclo reprodutivo de coelhos, diminuindo também a produção geral.

É importante ficar de olho e monitorar a umidade e a temperatura dos galpões, gaiolas e espaços onde os coelhos são mantidos. Para obter um equilíbrio neste aspecto, é necessário aplicar ciclos de limpeza e secagem onde o nível de umidade é baixo.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Abdominais?

Apesar do risco de doenças, o funcionamento da cunicultura é rentável para quem comercializa produtos de origem animal. Se você quiser ver mais informações semelhantes, não hesite em visitar o seguinte post:

Não perca o próximo conteúdo em vídeo!