Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona a Meiose?
As células são a unidade básica de qualquer organismo vivo e, como estes, têm um tempo de vida em que crescem, amadurecem e até se reproduzem. Reprodução que se realiza por vários mecanismos biológicos e que permitem o aparecimento de novas células. Neste artigo vamos explicar como funciona a meiose.
reprodução celular
A reprodução celular representa a fase do ciclo celular em que as células se multiplicam, gerando duas células filhas diferentes. Essa divisão ocorre em qualquer forma de vida a fim de garantir a perpetuidade de sua existência, bem como seu crescimento. Por esta razão, o estudo da divisão celular é fundamental para a medicina moderna. Existem três tipos de divisão celular:
- Fissão binária: é a mais simples e consiste primeiro na duplicação do DNA, depois o citoplasma é dividido e duas células filhas idênticas são formadas.
- Mitose: divisão celular de células somáticas (diploides ou haploides) cujo produto são duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe.
- Meiose: é o processo de divisão celular mais complexo. Vamos descrevê-lo mais tarde.
Como funciona a meiose?
Este tipo de reprodução celular permite que as células descendentes sejam variadas em termos de sua genética. É a base de toda reprodução sexuada, na qual sempre intervêm dois seres diferentes para gerar um novo. Este terá um material genético produto da mistura dos pais. A meiose é uma classe especializada de multiplicação celular que resulta em células com 50% da carga genética.
Meiose: fases
O complexo processo da meiose ocorre em duas fases distintas que são a meiose I e a meiose II. Ambos são divididos em fases.
Meiose II
É a divisão redutora, primeira separação celular do diploide (2n), cujas células resultantes possuem 50% da carga genética (n).
- Prófase I: o DNA é preparado e dois grupos diferentes evoluem, o material genético se cruza e uma linha divisória é gerada na célula.
- Metáfase I: os cromossomos se estabelecem no meio da célula e a separação celular começa. Nesta fase, a distribuição genética aleatória culminou.
- Anáfase I: são formados dois polos haploides (n), pois cada borda do DNA tende para um polo da célula.
- Telófase I: Duas células haplóides são formadas como resultado da separação da membrana plasmática.
meiose II
Este é o estágio conhecido como duplicação, pois é semelhante à mitose em que dois seres completos são produzidos pela duplicação do DNA.
- Prófase II: Células haplóides que resultaram da meiose I compactam seus cromossomos e quebram o envelope celular.
- Metáfase II: novamente os cromossomos se desdobram em direção ao meio da célula para iniciar uma nova divisão.
- Anáfase II: o material genético é separado e segue em direção aos pólos celulares, preparando-se para a nova divisão.
- Telófase II: novamente as membranas celulares se separam e produzem 4 células haplóides (n) com uma distribuição diferente do código genético total.
Agora que você sabe como funciona a meiose, certamente está curioso sobre outros tipos de reprodução celular.
Pode lhe interessar: