O Que é e Como Funciona a Mitologia Indígena?

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Mitologia Indígena?

As mitologias não vêm apenas da Grécia e do Egito, existem várias mitologias ao redor do mundo que buscam se expressar por meio de histórias. Por isso, hoje mostramos a você como funciona a mitologia indígenasua cultura, linguagem e representações.

Origens dos indígenas

A palavra indígena vem do latim indu, que significa dentro, e gender, que significa nascido, dando um sentido mais amplo de que um indígena é todo mundo que é nativo de um lugar onde precederam outros povos de presença prolongada.

Pode-se dizer também que são grupos étnicos que ainda mantêm vivas suas culturas e tradições totalmente diferentes do modernismo e que não seguiram a ordem da civilização ocidental.

No mundo ainda existem indígenas em países como Nova Zelândia, Austrália, África, América, México, Venezuela, Bolívia, Peru, até em países como China, Japão, Persas, Egito, até no próprio Canadá, ainda resta uma minoria.

Como funciona a mitologia indígena?

O Que é e Como Funciona a Mitologia Indígena?

Os nativos possuem culturas tão semelhantes independente de sua região, isso depende da representação de objetos, seres especiais ou um evento especial. Por exemplo, a adoração de deuses da natureza como o sol, a lua e as estrelas.

Embora cultuem esses deuses, não são os mesmos da mitologia, por exemplo, dos egípcios que intervêm nos seres humanos. Suas crenças são passadas de geração em geração por meio da linguagem oral, pois não possuem uma escrita clara.

Deve-se levar em conta que eles têm pensamentos diferentes, como a criação do mundo. Eles realizam cerimônias e ritos como suas divindades para criar ou transformar a natureza, como danças para chuva ou fertilidade.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam as Variáveis de Aprendizagem?

Elementos da mitologia indígena

Os nativos acreditam em diversos elementos que contribuem para a natureza e a propagação de suas culturas, sendo os mais importantes a morte e o fogo. Em caso de morte consideram que foi um erro de seus ancestrais com os criadores por falta de comunicação ou por acidente. Podemos ver um exemplo vivo nas cidades do Peru.

Eles acreditam que a alma de um falecido voltou após cinco dias, mas devido à sua demora a mulher reclamou com ele e ele foi embora novamente, fazendo com que a morte fosse irremediável.

Então temos o fogo, é um elemento diferenciador entre os animais já que os criadores ou um ser superior orientaram os homens a conseguirem este precioso elemento, sendo vital proteger-se do frio ou do calor dos alimentos. Por fim, temos alimentos e plantas falam de um ser místico, pois com o fogo, os deu ao homem para que ele pudesse se alimentar e sobreviver, isso dando diversos frutos em árvores ou plantas.

Então você sabe como funciona a mitologia indígena e as crenças tão diferentes da era modernista, pois mantêm suas culturas e as ensinam de geração em geração.

Você pode estar interessado nestes outros artigos:

Não perca o próximo vídeo!: Como tupa criou o brasil mitologia