Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Segurança Industrial?
Você sabe o que é Segurança Industrial? Você sabia que é uma área fundamental e obrigatória em uma empresa? Não? Então te convidamos a continuar lendo este post para saber como funciona a Segurança Industrial.
Do que se trata a Segurança Industrial?
Em alguns países é conhecida como Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança e Higiene Industrial, Segurança e Saúde Ocupacional. É um dos campos mais importantes e obrigatórios nas empresas.
O departamento, direção, área de Segurança Industrial é quem se encarrega de zelar pelo bem-estar do trabalhador e fornecer-lhe toda a formação, formação e ferramentas necessárias à sua área de trabalho. É responsável por prevenir qualquer tipo de acidente, por garantir que a infraestrutura das empresas esteja de acordo com o que determina a lei.
Além de analisar e estudar a infraestrutura ou áreas de trabalho para detectar condições inseguras ou insalubres para o trabalhador, permitindo assim que seja feito um relatório para a Gerência Geral poder solucionar o mais rápido possível e garantir a segurança do trabalhador.
A Segurança Industrial trabalha em conjunto com todos os departamentos da empresa, pois como dissemos anteriormente, é responsável pelo bem-estar de todos os trabalhadores.
Deve ainda garantir que os trabalhadores da área administrativa tenham cadeiras ergonómicas que permitam ao trabalhador sentir-se confortável sem risco de sofrer qualquer doença lombar ou cervical. Na seção seguinte, explicaremos como funciona a Segurança Industrial.
Como funciona a Segurança Industrial?
Tecnicamente, a Segurança Industrial é uma área que se encarrega de analisar, estudar todos os riscos possíveis e apresentar possíveis melhorias ou soluções que sirvam para diminuir o menor risco existente na indústria.
Esta área também se encarrega de analisar e compilar informações sobre taxas de sinistralidade e morbidade no setor para dados estatísticos, já que a Segurança Industrial também deve tratar de tudo relacionado aos seguros de saúde da empresa e do trabalhador, bem como das despesas e contribuições que eles acarretam.
Como já dissemos anteriormente, a Segurança Industrial tem como finalidade principal a prevenção de acidentes e doenças profissionais, muitas das tarefas desempenhadas nesta área são estabelecidas por Lei, de que é exemplo o Sistema de Vigilância Epidemiológica.
O Sistema de Vigilância Epidemiológica está relacionado à morbidade, É uma técnica que permite monitorar doenças ocupacionais e doenças comunsa fim de evitar a propagação ou transferência da doença em toda a indústria.
Um exemplo do ato de presença da Segurança Industrial em uma indústria, é em uma empresa que fabrica produtos químicos, os fiscais de Segurança Industrial devem garantir que forneçam ao trabalhador os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como óculos, batas , botas de segurança, luvas especiais para trabalhar com a matéria-prima, máscaras, gorros, entre outros.
Os Equipamentos de Proteção Individual serão sempre fornecidos pela área de Segurança Industrial e os equipamentos ou ferramentas a serem atribuídos ao trabalhador sempre dependerão do tipo de indústria e da área de trabalho.
Recursos de segurança industrial
Após conhecer como funciona a Segurança Industrial, apresentamos algumas de suas características:
- Os inspetores de Segurança Industrial devem realizar treinamento e treinamento para todo o pessoal novo na indústria.
- Este campo realiza estudos de posições ergonômicas em áreas administrativas.
- A Segurança Industrial também é responsável por realização de exames médicos antes da entrada de novos funcionários.
- Garante não só o bem-estar do trabalhador, como também garante as condições ambientais do espaço em que a indústria está instalada.
- Acompanhamento de todas as legislações da Lei de Segurança do Trabalho e também da Lei do Sistema de Gestão Ambiental.
Equipamento de proteção pessoal
Embora saibamos como funciona a Segurança Industrial, acreditamos que será importante conhecer um pouco sobre os Equipamentos de Proteção Individual e os setores aos quais se aplica.
- Construção.
- Capacetes, botas de segurança, cintos de segurança, óculos, máscaras, protetores auriculares.
- Comida.
- Botas de segurança, bata ou roupa para trabalhar na fábrica, luvas, óculos, máscaras, tampões ou protetores auriculares, chapéus.
- Fabricação.
- Capacetes, luvas, botas de segurança, máscaras faciais ou máscaras, protetores auriculares, arnês, uniforme de soldagem.
Se você gostou das informações sobre como funciona a Segurança Industrial, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: