O Que é e Como Funcionam As Fácies?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funcionam As Fácies?

Dentro da sedimentologia e paleontologia, é necessário entender vários termos que contribuem para a exploração e investigação das rochas. Então, em termos de conhecimento desses conceitos, falaremos sobre como funciona a face Se você quer saber do que se trata esse termo em sedimentologia, recomendamos que você acompanhe este post.

Lei de Walther sobre fácies

Dentro da geologia, foram realizadas importantes investigações, que derivaram termos e teorias interessantes de sedimentos e placas tectônicas. Uma das contribuições mais convincentes e importantes para o estudo das bases tectônicas da Terra foi feita por Johannes Walther em sua teoria de correlação de fácies.

Nesse conceito, o geólogo explica que existem diferentes fácies adjacentes, sobrepostas ou intercaladas das diferentes camadas estratigráficas. Ao estabelecer essa contiguidade entre as fácies, sua correlação esclarece a interpretação de situações sedimentológicas, de acordo com o movimento das condições tectônicas do planeta.

Apesar da longevidade desta lei, este princípio ainda é aplicado em estudos sedimentológicos e paleogeográficos hoje. A lei de Walther, nesse sentido, tem sido útil não só para conhecer as condições tectônicas da Terra, mas também para determinar a profundidade e a relevância existente entre várias fácies.

Como funcionam as fácies na sedimentologia?

O Que é e Como Funcionam As Fácies?

Partindo deste conceito, é necessário saber como funcionam as fácies e qual o papel que desempenham no estudo paleogeográfico. O estabelecimento desta lei determinou um conceito claro do que significa fácies.

Estes nada mais são do que o conjunto de sedimentos ou rochas intercaladas, que apresentam determinadas características para seu estudo. Da mesma forma, o conceito de fácies indica as diferenças entre as rochas pertencentes às fácies, de acordo com suas particularidades dentro do meio sedimentar.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Seguro Obrigatório de Acidentes Pessoais?

As fácies geralmente incluem fósseis (e as rochas que os preservam) e as características litológicas desses sedimentos, como:

  • Composição, cor e minerais presentes nas fácies.
  • Estrutura do sedimento.
  • Geometria ou forma das rochas.

Fácies turbidíticas e consolidação

Graças ao conhecimento das características, o modo como as fácies funcionam contribuiu para a determinação exata dos ambientes em que as rochas são formadas. Um exemplo disso são as fácies turbidíticas formadas em meios sedimentares superficiais.

Como o próprio nome indica, as fácies deste tipo Eles são formados por avalanches marinhas que liberam sedimentos exponenciais e continentais. As correntes oceânicas, ao se movimentarem, permitem a intercalação desses sedimentos, formando um fenômeno denominado flysch, característico dos turbiditos.

As fácies no meio sedimentar

Da mesma forma, a composição das fácies tem sido útil para a estratigrafia e para o estudo da diversidade de rochas existentes na Terra. As fácies intercamadas também favoreceram a origem da variedade que se encontra no meio sedimentar.

É por isso que estabelece-se uma relação intrínseca entre as fácies e o ambiente sedimentar. As formações dos diferentes componentes sedimentológicos não foram obtidas apenas pela intercalação das fácies, mas também pelos fenômenos que decompõem e alternam essa variedade de sedimentos.

Se você achou interessante ver como as fácies funcionam neste post, convidamos você mais uma vez a seguir estes links relacionados abaixo:

Não deixe de conferir o próximo vídeo!