O Que é e Como Funciona a Taxa de Juros?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Taxa de Juros?

Os produtos financeiros não são os únicos que variam em valor dentro das finanças. O dinheiro também pode sofrer alterações nesse aspecto quando é utilizado como instrumento financeiro em um empréstimo. Para saber a relação entre o valor e a variação do dinheiro, os integrantes de um convênio recorrem à taxa de juros. Se você quer saber do que se trata esse termo, sugerimos que conheça como funciona a taxa de juros a seguir.

O que é e como funciona a taxa de juros?

Existem diferentes fatores que determinam ou marcam o preço dos produtos no exercício. Um dos fatores que nesse aspecto comprometem a variar o valor do dinheiro, é o tipo ou taxa de juros. esse termo define o preço que o dinheiro obtém, após ser requerido por meio de um empréstimo para pagar uma dívida. Ou seja, a forma como funciona a taxa de juros confere um determinado valor ao dinheiro, quando este é utilizado como instrumento financeiro para pagar uma conta.

Em geral, a taxa de juro está sujeita a um valor determinado pelas entidades bancárias oficiais. Por se tratar de uma parcela de um montante ou capital, o valor da taxa de juros é calculado em função do tempo ou extensão com que esse dinheiro será utilizado.

Fatores que influenciam a variação da taxa de juros

Para além das entidades bancárias oficiais, o seu funcionamento é ajustado e determinado por outros fatores que comprometem a sua aplicabilidade, valor e risco. Nesse sentido, podemos citar alguns desses fatores que determinam o valor da taxa de juros:

O Que é e Como Funciona a Taxa de Juros?
  • O perfil de quem solicita o empréstimo, pois os requisitos são definidos de acordo com o tipo de pessoa e empréstimo que é conveniente para cada caso.
  • A operação a realizar que é ajustado de acordo com a área onde o dinheiro solicitado será aplicado (dívidas pessoais ou hipotecárias).
  • O prazo da taxa de juros, pois se o prazo para pagar for longo, os juros serão altos. As entidades geralmente optam por prazos curtos.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Parafusos?

Classificação das taxas de juros para hipotecas

No âmbito do crédito à habitação, a taxa de juro é calculada de acordo com as condições do crédito à habitação solicitado. Portanto, a taxa de juros nesse aspecto pode ser de duas formas:

taxas de juros fixas

Eles assumem que as taxas de juros são calculadas de acordo com um valor claramente estável e determinado. Isso permite que os devedores cancelem progressivamente a hipoteca, levando em consideração uma taxa fixa e estável anualmente.

juros variáveis

Normalmente é o juro mais utilizado neste contexto de hipoteca. As avaliações de empréstimos são calculadas usando números, que variam mensalmente ou trimestralmente. Desta forma, o devedor pode cancelar progressivamente várias quantias de dinheiro.

Outras taxas de juros na área financeira

Para além desta classificação, as taxas de juro são habitualmente classificadas e moduladas em função do contexto financeiro em que são aplicadas. As taxas de juro das entidades bancárias podem ser classificadas de três formas:

  • Os bens são a favor da entidade. Estes são calculados tendo em conta os valores de mercado e a disposição do banco oficial.
  • Passivos, costumam ser favoráveis ​​ao cliente. São remunerações pagas a pessoas por usarem ou terem serviços financeiros para depositar no banco.
  • As preferenciais, são tarifas especiais que ficam abaixo dos valores normais. Eles podem ser usados ​​por bancos ou por órgãos públicos.

Se você deseja complementar essas informações sobre como funciona a taxa de juros, sugerimos que acesse os links relacionados abaixo:

Não perca o próximo episódio!: Entenda tudo sobre taxa de juros o que e como e formada