O Que é e Como Funciona o Blockchain?

Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Blockchain?

A cadeia de blocos é responsável por registrar, armazenar e verificar cada uma das operações.

Os livros contábeis dão vida à alma financeira de uma empresa, armazenando e validando todas as transações que ocorrem dentro dela durante um período de tempo. Com a nova era tecnológica muitos elementos inovadores chegaram e é então que conhecemos o Blockchain. Descubra aqui como funciona o blockchain e por que é tão importante no mundo das criptomoedas.

Papel da Blockchain na Criptomania

A questão das criptomoedas tornou-se um tema muito interessante de se abordar, não só para especialistas da área, mas também para o público em geral ávido por gerar dinheiro em investimentos mais rápidos. Mas para estabelecer um elemento tão importante cujo número de operações é realmente alto, é necessária uma espécie de backup onde tudo é arquivado.

É então que surge o Blockchain, conhecido em espanhol como “a cadeia de blocos”, cuja função é bastante semelhante à de um livro contábil. Registre, armazene e verifique cada uma das operações realizado é a sua finalidade, embora tenha uma diferença com os livros contábeis. Nada mais é do que o tempo de verificação que o Blockchain leva para fazer seu trabalho, sendo muito mais rápido e eficiente.

Visibilidade da Blockchain

Outro fato interessante de saber sobre a cadeia de blocos é que temos acesso irrestrito quando precisamos validar uma transação. Ou simplesmente para visualizar algum detalhe de alguma operação que realizamos, teremos este registro Bitcoin à nossa disposição a qualquer hora e lugar.

O Que é e Como Funciona o Blockchain?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Análise Funcional Do Comportamento?

Todos interligados e criptografados para garantir a segurança das operações, cada um dos blocos contém uma série de transações a serem registradas. Os nós, que são os usuários que operam por trás dessa grande rede cadastral, são os encarregados de validar todas as informações que entram na cadeia.

Desta forma, cada dado é então arquivado de forma segura, confiável e respeitando a privacidade das pessoas envolvidas se desejado. É assim que cada bloco com suas operações se integra ao Blockchain, tornando-se permanente em sua história.

Benefícios fornecidos pelo Blockchain

Restringido

Apesar de os utilizadores poderem consultar a informação sempre que quiserem, ninguém além das partes que realizam a transação e os utilizadores que a validam podem alterar ou retirar dados. Em hipótese alguma pessoas de fora têm acesso a qualquer detalhe das operações, pois tudo é criptografado e resguardado a privacidade que isso exige.

Transparência

No Blockchain existem milhares de usuários por trás que se encarregam de validar e salvar todas as informações necessárias. Mas essas não são apenas suas capacidades, mas também podem observar qualquer anormalidade que possa ocorrer no sistema.

Ou seja, se alguém quiser pegar algum dado ou modificá-lo sem permissão, os nós imediatamente tomarão conhecimento da situação e impedirão essa ação prejudicial aos usuários. E, por outro lado, o acesso não é restrito a quem tem permissão para ver algum detalhe, no caso quem realizou a operação.

redução de comissão

O processo dentro da cadeia de blocos é muito direto, pois é tratado entre quem fará a transação e os nós que a registram. Portanto, a ausência de intermediários significa uma redução considerável nas comissões que normalmente são cobradas.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Mito de Eros E Psique?

A tecnologia Blockchain causou alvoroço porque é uma forma moderna e desconhecida de registrar dados. Não apenas para dados relacionados a moedas virtuais, mas para qualquer pessoa que queira armazenar informações dessa maneira. É um mundo novo saber como funciona o blockchain e porque tem sido um movimento tão inovador e que definitivamente cria grandes expectativas.

Outros artigos que podem te interessar:

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!

Deixe um comentário