Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona o Deus Hades?
Os deuses do Olimpo é o nome dado às principais divindades da mitologia grega. Por trás de cada um deles se escondem grandes histórias mitológicas e lendas fantásticas que vale a pena conhecer. Um deles não vive precisamente neste Monte Olimpo porque é o responsável pelo Submundo. A seguir, falaremos sobre isso, pois você saberá como o deus hades funciona.
Quem é Hades?
Hades é o Deus do submundo. Ele habita este espaço, também conhecido como a morada dos mortos. Portanto, Hades se encarrega de guardar as almas das pessoas que são punidas a passar a eternidade naquele lugar. Além disso, ele também é o vigia do Tártaro, a prisão onde estão seu pai Cronos e os outros grandes titãs.
Hades é um deus solitário, mas ao contrário da crença popular, ele não é um deus malévolo. Este deus é caracterizado por ser pacífico, neutro e até mesmo altruísta. Ele geralmente é simbolizado junto com seu cachorro de três cabeças Cerberus e usando um capacete, que o Ciclope ganhou na batalha da Titanomaquia e que lhe dá o poder da invisibilidade.
Família e descendentes
Ele é o filho primogênito do titã Cronos e da titã Reia, ao nascer é devorado por seu pai junto com suas irmãs, Deméter, Héstia e Hera, e seu irmão Poseidon. Finalmente sendo resgatado por seu irmão mais novo, Zeus. Sua esposa é Perséfone, que também é sua sobrinha. Com ela tem duas filhas chamadas Macaria, deusa da boa morte, e Melinoe, deusa dos fantasmas.
Mitos de Hades mais populares
Os rios do submundo
O submundo, reino de Hades, é formado por cinco rios por onde navegam as almas. Seu barqueiro é conhecido como Caronte, o encarregado de levar os mortos de uma margem a outra do rio Acheronte. Estes rios têm um significado próprio: o rio das lamentações é o Cocito; o do fogo é chamado Phlegetonte; o rio Lete é o do esquecimento; o rio Estige, o do ódio; e finalmente o maior de todos, o rio Aqueronte, o das dores e angústias.
O sequestro de Perséfone
Este mito conta a história de como Hades finalmente deixou de ser um deus solitário ao se casar com a deusa Perséfone, filha de seus irmãos Zeus e Deméter. A lenda conta que Perséfone estava com sua mãe nos campos quando Hades a agarrou pela perna e a levou para o submundo. Não encontrando, Deméter, deusa da agricultura, lançou uma maldição sobre a terra que Zeus não gostou nem um pouco. É este que, sabendo do paradeiro de Perséfone, envia Hermes para convencer Hades a libertá-la.
Por fim, o deus mensageiro convence Hades a libertar a deusa, porém, ele armaria uma armadilha. Ele deu a ela sementes de romã do submundo, comendo-as Perséfone foi forçada a retornar de vez em quando ao reino dos mortos. Desta maneira, ela era casada com Hades e é conhecida como a deusa do submundo.
Como o deus Hades funciona em outras mitologias?
É comum encontrar paralelos entre as mitologias do mundo. Por isso, para saber como funciona o deus Hades, é preciso rever sua divindades equivalentes nas outras crenças. Dentre eles temos:
- Plutão, mitologia romana.
- Anúbis, mitologia egípcia.
- Hela, mitologia nórdica.
- Nergal, mitologia suméria.
- Mictlantecuhtli, mitologia asteca.
Sem dúvida, é preciso mergulhar nos mitos e lendas do submundo para entender como funciona o deus Hades. Que não é uma divindade maligna como muitos pensam. Apesar de ser o Senhor do Submundo, esse deus é bastante generoso e filantrópico. Vivendo das profundezas da terra, na solidão, as histórias em torno de Hades são fascinantes.
Se o que leu lhe pareceu interessante, convidamo-lo a consultar estes verbetes: