Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Fenômeno Byod?
Antigamente, as empresas não permitiam que seus funcionários usassem seus dispositivos móveis durante o horário de trabalho. Porém, hoje é comum as corporações permitirem que isso aconteça, mesmo em muitos casos os aparelhos pessoais são de maior capacidade que os das empresas. continue lendo e aprenda como funciona o fenômeno Byod.
Byod um fenômeno corporativo
Hoje, o fato de as empresas usarem vários dispositivos de propriedade privada de seus funcionários aumentou muito. Esse fenômeno é conhecido como Byod, “Traga seu próprio dispositivo”, que se traduz como “traga seu próprio dispositivo”. Refira-se que não se trata apenas de pegar no telemóvel e utilizá-lo nos corredores, o facto vai muito mais longe. Visto que acarreta consequências tanto para a execução da obra quanto para a própria empresa.
Quando o empregador permite que seus funcionários usem seus dispositivos no local de trabalho, eles também permitem que eles acessem seus recursos. Muitas vezes a licença está ligada ao fato de os funcionários estarem mais bem equipados tecnologicamente do que a organização.
Como funciona o fenômeno Byod?
As principais razões pelas quais uma organização aceita essa tendência são diversas. A primeira é manter o trabalhador feliz. Já que ficariam frustrados em conseguir o aparelho mais avançado do mercado apenas para utilizá-lo fora do horário comercial. Outro motivo é a redução de custos, pois os equipamentos necessários seriam bem menores para equipar bem seus escritórios.
Finalmente, o nível de produtividade é equivalente ao grau de satisfação do trabalhador. Além disso, o trabalhador é mais experiente em gerenciar seu próprio dispositivo; por outro lado, eles são atualizados com mais frequência.
O Fenômeno Byod: Visão Geral
Deve-se ter em mente que a forma como o fenômeno Byod funciona dentro de uma organização gera vantagens e desvantagens.. Entre as desvantagens mais frequentes estão as relacionadas à segurança da rede corporativa, já que suas informações confidenciais estão em risco. Por outro lado, existe um fato latente de que, se algum dispositivo for infectado por um vírus, ele poderá facilmente contaminar toda a rede.
Aumente a segurança da sua rede corporativa
É importante que você estabeleça políticas relativas ao uso de dispositivos pessoais e seus recursos de rede. Desenhar procedimentos e padrões que estabeleçam, entre outras coisas, a provisão mínima de segurança. Ele recomenda que aplicativos não oficiais não sejam baixados. Definir limites de acesso a redes desconhecidas, permitir apenas conexões 3G e 4G; não permite o uso de dispositivos com root.
Entre outras coisas, é importante que o funcionário concorde em permitir o acesso ao seu telefone caso deixe a organização. Para que as informações confidenciais e o hardware da empresa sejam removidos dela.
Agora que você sabe como funciona o fenômeno Byod, entenderá que isso implica compromisso tanto da empresa quanto do proprietário do dispositivo.
Pode lhe interessar: