Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Gesso?
O gesso é um componente químico, ou seja, um sulfato de cálcio semi-hidratado que existe desde a antiguidade, sendo utilizado principalmente na construção civil, para revestimento, vedação de paredes ou combinação de diversas peças de alvenaria. Convidamos você a continuar lendo como funciona o gesso nesta postagem.
Do que se trata o elenco?
Se falamos de gesso como material de construção e produto industrial, podemos defini-lo como sulfato de cálcio hemi-hidratado. Também é chamado de gesso de paris ou gesso cozido.
O gesso é distribuído na forma de pó, moído, depois de amassado com água pode ser utilizado diretamente. Embora várias substâncias químicas também possam ser adicionadas para modificar suas qualidades de resistência, presa, adesão, densidade e retenção de água.
A forma de gesso mais pura e de granulação mais fina disponível é conhecido como o elenco. O gesso ou melhor, o sulfato de cálcio hemi-hidratado também existe em sua forma natural, é um mineral estranho e instável chamado basanita.
Eles são fabricados através de um mineral natural conhecido como aljez ou gesso, que é o sulfato de cálcio di-hidratado por desidratação. Chama sua atenção? Então não deixe de ler como o gesso funciona neste post.
História…
Você sabia que o gesso é um dos materiais mais antigos utilizados na construção? No Neolítico, de acordo com a sedentarização, o reboco passou a ser feito por calcinação de aljez, e mais tarde foi utilizado para combinar peças de alvenaria, revestir paredes de casas ou vedar juntas de muitas paredes, o reboco conseguiu substituir a argamassa de barro .
Em Sligo IX aC, em Catal Hüyük, foram encontrados enfeitados com cal e gesso, com restos de afrescos. Assim como na antiga Jericó, especificamente no 6º milênio aC, usava-se gesso moldado.
Além disso, no Antigo Egito, no terceiro milênio aC, o gesso era usado para vedar as juntas dos blocos que sustentavam a Grande Pirâmide de Gizé e, em um grande número de túmulos, era usado como suporte e forro para baixos-relevos pintados .
O palácio de Cnossos possui também pisos e revestimentos em gesso.
Agora sim, descubra como funciona o gesso na próxima seção. É bem interessante.
Como funciona o gesso?
Aljez, gesso bruto ou pedra de gesso, tem 79,07% de sulfato de cálcio anidro e cerca de 20% de água. É considerada uma rocha sedimentar, branca ou incolor em seu estado puro, porém, sempre apresenta impurezas que dificultam diversas cores, entre elas podemos encontrar óxido de ferro, argila, calcário, sílica, vermiculita, entre outros.
Na natureza podemos encontrar a karstenita ou anidrita, um sulfato de cálcio que possui uma estrutura sacaróide e compacta, também absorve rapidamente a água, causando um aumento de seu volume de 30% para 50%, o que indica que seu peso específico é 2,9 e sua dureza varia entre 2 e 3 na escala de Mohs.
No entanto, também podemos encontrar basanita em seu estado natural, sulfato de cálcio hemi-hidratado, embora raramente o encontremos neste estado porque é muito instável.
O sulfato de cálcio bi-hidratado ou gesso natural, é composto de sulfato de cálcio com duas moléculas de água para hidratação.
Se aumentarmos a temperatura até conseguirmos o desprendimento de água fortemente combinada, podem ser obtidos através do processo vários rebocos utilizados na construção, que dependendo do aumento da temperatura podem ser:
- Temperatura normal: Pedra de gesso é obtida.
- 107°C: Forma-se sulfato de cálcio hemi-hidratado.
- 107-200°C: É criado gesso comercial para estuque.
- 200-300°C: Obtém-se um reboco com pouco resíduo de água, muito resistente mas de presa lenta.
- 300-400°C: Obtemos um gesso de presa rápida e pouca resistência.
- 500-700°C: É um reboco extracozedo ou morto, pelo facto de não fazer presa.
- 750-800°C: Forma-se o reboco hidráulico.
- 800-1000°C: É um reboco de pavimento.
- 1000-1400°C: Obtém-se um reboco de presa rápida com maior proporção de cal.
Se as informações sobre o funcionamento do gesso foram do seu agrado, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: