Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona o Liberalismo?
A liberdade é um valor que inspirou o crescimento e o desenvolvimento da sociedade desde a sua criação. No entanto, quão livres somos realmente? Se o governo é uma forma de controle do estado, então somos realmente livres como cidadãos? Pois bem, o liberalismo é uma doutrina que propõe um sistema político, social e econômico para nós sermos. Por isso vamos explicar como funciona o liberalismo.
O que é o liberalismo?
É uma doutrina filosófica, política e econômica que promove os direitos civis individuais. Ao mesmo tempo, opõe-se a qualquer tomada de poder despótica e autocrática, ou seja, sistemas ditatoriais e totalitários. Ele também se opõe ao conservadorismo, pois defende que tanto a democracia representativa quanto os princípios republicanos devem partir de doutrinas liberais.
O liberalismo é uma doutrina caracterizada pela luta contra a intervenção do Estado na economia, na sociedade e na cultura. Da mesma forma, promove o livre mercado como meio de desenvolvimento econômico. Para sua formação, o liberalismo é baseado tanto no livre arbítrio quanto no princípio da não agressão. O livre-arbítrio como filosofia estabelece que os seres humanos têm a capacidade de tomar suas próprias decisões.
Por sua vez, o princípio da não agressão afirma que cada um tem o direito de fazer o que quiser, desde que não afete ou ameace a vida do outro. Sob esses dois esquemas de pensamento, a doutrina liberal se desenvolve independentemente da área em que atua, seja ela econômica, social ou política.
Como funciona o liberalismo?
Para entender como funciona o liberalismo, devemos conhecer as três ideias que ele proclama em sua composição. o primeiro pensamento Baseia-se nos Direitos Naturais levantados por John Locke: vida, liberdade e propriedade privada. Esses direitos partem do pressuposto de que o homem, sendo um ser racional, deve possuir direitos de natureza inviolável. Isso permite que você conduza sua vida privada como achar melhor enquanto busca sua felicidade.
A segunda ideia é a que se opõe à intervenção governamental. Para o liberalismo, governantes como representantes da cidadania e da soberania do Estado devem ser eleitos por pessoas livres. Da mesma forma, estabelece que a regulação que esta entidade faz da vida pública não deve interferir na vida privada. Ou seja, o Estado não deve interferir em assuntos estranhos à integridade da nação.
A última ideia propõe que o responsável pela aplicação das leis é o Estado de Direito. Diante disso, tanto os governados quanto os governantes devem respeitar suas delimitações e não realizar um exercício de poder descontrolado.
tipos de liberalismo
A doutrina liberal costuma ser constituída pelas mesmas ideias e fundamentos, independentemente do campo em que é utilizada. No entanto, existem certos campos em que pode ser dividido: liberalismo social, econômico e político. O liberalismo social é aquele que defende a liberdade de ação na vida privada e o direito à integridade da propriedade privada. Para isso, baseia-se no princípio da não agressão.
O liberalismo econômico estabelece o livre mercado, ou seja, Dada a diminuição das intervenções do Estado na economia, esta regular-se-á pelo acordo entre comerciantes e consumidores. Para fazer isso, eles se baseiam nas leis da oferta e da demanda. Essa ideia de livre comércio é explicada na metáfora da Mão Invisível proposta por Adam Smith em 1776.
Finalmente, o liberalismo político busca que o poder recaia sobre os cidadãos. Eles, em virtude de sua liberdade, escolhem seus representantes governamentais. Para esta eleição fazem uso do poder popular proposto pela democracia.
Se você gostou das informações sobre como funciona o liberalismo, talvez se interesse pelos seguintes artigos: