É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona os Deuses Gregos?
Em várias religiões conhecemos um Deus e em alguns casos Deuses, é o caso da Grécia antiga, por isso hoje mostramos a você como funcionam os deuses gregosa função de cada um e sua importância na história grega e no mundo.
Como funcionam os deuses gregos?
os deuses gregos, mais conhecido pelos deuses do olimpo, eles receberam templos, artes, festividades, honras da mitologia grega. Estes datam por volta dos anos 5000-6000 aC Naquela época, o poder supremo foi dado ao deus Zeus, até que a existência dos doze deuses olímpicos foi criada. Estes eram Zeus, Poseidon, Hera, Afrodite, Ares, Atena, Apolo, Ártemis, Hermes, Deméter, Héstia e Hefesto.
Esses 12 foram escolhidos em função de sua supremacia no submundo após a vitória contra os Titãs. A primeira referência a esses deuses é vista no Hino homérico a Hermes, portanto, data do século 6 aC Cada um desses os deuses representavam uma forma humana, onde simbolizavam os medos e desejos humanos, além disso, da natureza, como céu, terra, sol, lua, rios, mar, vento, etc.
Além disso, possuíam características semelhantes às dos humanos, assim como comportamentos como: bondade, egoísmo, maldade, força, vingança, fraquezas.
Quem eram esses deuses?
Os Deuses deram-se a conhecer através de histórias, prosas e contos de heróis da Grécia Antiga onde Eles influenciaram os romanos e sua cultura greco-romana, por isso devemos conhecer cada uma das características dos mais importantes e quem eles eram.
Zeus
Conhecido como o Deus do Relâmpago e sendo o ser supremo das divindades e mortais, Zeus originou-se na Ilha de Creta, filho de Cronos e Reia. Sua mãe interveio para que seu pai não o devorasse como seus irmãos.
Zeus cresceu sendo o referente máximo de todos os Deuses, seus símbolos eram o raio, o cetro, a balança e a águia. Ele era irmão de Hera e por sua vez marido dela, mas isso não o impediu de ter muitas amantes.
Poseidon
Ele é o Deus das águas, tendo o poder de causar terremotos, ele é originário de Rodes, criado por criaturas híbridas marinho-terrestres. Ele, como seu irmão Zeus, estava escondido para que seu pai não os devorasse. Ele se casou com a Nereida Anfitrite, mas da mesma forma que muitos deuses tiveram várias amantes, inclusive mortais.
Ele tinha o poder de derrotar Cronos junto com Zeus, pelo qual recebe seu famoso tridente e é o deus dos mares e oceanos. Os símbolos de Poseidon são um touro, cavalo, golfinho e, claro, seu tridente.
Hades
Ele era o filho mais velho de Cronos, pelo qual foi devorado por ele e depois trazido da morte por seu irmão Zeus junto com Poseidon e assim conseguindo derrotar Cronos. Hades foi dado o mundo do submundo
Essa decisão o levou a sequestrar Perséfone, filha de Zeus, devido à sua terrível solidão, obrigando-a a se casar com ele. Hades é um deus bastante nobre, embora seja considerado o Deus do mal. Ele é capaz de manter o equilíbrio do bem contra o mal.
Hera
Hera é a irmã e esposa de Zeus. Recebeu o poder de assistir aos rituais de casamento e nascimento, protegendo as mulheres, por isso é homenageado nas “Matronálias” que se celebram no primeiro dia de março. Ela foi muito humana e prestativa. Seus símbolos eram a coroa, o pavão, o leão, a vaca e a romã. Apesar de nobre, tentou se vingar de todas as amantes de Zeus e de seus filhos.
atena
Ela é a influente deusa do Olimpo, pois nasceu da cabeça de Zeus, sendo ajudada por Hefesto. Ela é habilidosa com a ciência e a lógica, o que a ajudou a vencer batalhas e a ser uma guerreira corajosa e implacável.
Representa causas justas, ofícios, defesa e guerra estratégica. Seus símbolos são a oliveira e a coruja. Ela também era a padroeira de várias atividades, como tecelagem e, claro, guerras.
Você já sabe como funcionam os deuses gregos e quais foram os mais importantes, eles foram estudados ao longo da história e em alguns lugares da Grécia ainda são cultuados.
Você também pode estar interessado em: