Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mármore Na Construção?
Na arte greco-romana da Idade Antiga, o mármore é um dos materiais com maior presença na construção, arquitetura e escultura. Sua resistência, durabilidade e beleza são alguns dos benefícios que o tornam tão atraente. como funciona o mármore na construção comenta seu processo de transformação, usos e vantagens.
O que é o mármore na construção?
É uma rocha formada pela transformação do calcário que é exposto ao calor e à pressão.. Esse processo muda sua estrutura e composição. Sua aparência física pode variar. Existem mármores simples (que podem refletir um único tom), policromados (são de várias tonalidades), veados, com brechas, arborescentes e lumaquelas (contêm conchas de caracol). A forma como o mármore funciona na construção mostra por que ele é tão valorizado.
O mármore é extraído das chamadas pedreiras, pode ser exposto ou em cavernas de diferentes profundidades. Está presente no continente americano, especificamente no Canadá e na América do Sul. Também está presente na Ásia, Índia e Europa (Itália, Espanha e Alemanha). Seu processo de obtenção sempre foi complexo. No início era um processo manual que exigia muita força. Explosivos são usados atualmente, o que adiciona muitos riscos ao processo.
Como funciona o mármore na construção?
Uma vez extraído, leva à sua transformação. Seu processo de corte dependerá das dimensões. As maiores são processadas no tear e obtidas as chamadas pranchas, e as menores são transformadas na cortadora de blocos para obtenção das chapas. Em seguida, o material é reforçado e submetido a uma fase abrasiva onde é atribuída a aparência desejada (polido, retificado, envelhecido, jateado, escarificado ou bujardado).
Como o mármore atua na construção de detalhes que as mesas são utilizadas para fazer revestimentos, pisos, escadas e bancadas em banheiros e cozinhas. Já as lajes são para pavimentação de pisos e revestimento de fachadas. Tanto em zonas de cozinha como em casas de banho, permite revestir as paredes, o chão e as zonas de preparação de alimentos ou onde se instala o lava-loiças, consoante o caso.
Outros usos do mármore
Em outras áreas da casa ou apartamento pode ser usado em pisos, paredes (totalmente ou em formatos diversos) e escadas. Em áreas externas é comum vê-lo em fachadas e pisos.
Vantagens do mármore na construção
É um material com características únicas, autênticas e exclusivas. É resistente aos impactos, à passagem do tempo e à erosão causada pelos efeitos climáticos. A variedade de cores, veios, manchas, lacunas, entre outros, Traz personalidade aos ambientes. E, finalmente, deve ser mencionado que é versátil. Na arquitetura e construção pode ser utilizado em áreas internas ou externas.
O arriscado e complexo processo de obtenção e transformação deste material torna-o um custo representativo, porém as vantagens que ele traz para as construções não podem ser comparadas.
Você já sabe como funciona o mármore na construção civil, através do seu uso você pode trazer autenticidade e estilo aos seus espaços. Ele vai durar anos fazendo o investimento valer a pena.
Visite os links a seguir e aproveite mais ideias para decorar sua casa.