É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Mito das Eras?
O ser humano por séculos teve a necessidade de criar lendas, mitos, e elaborar uma rica história cultural baseada em alguns personagens ou deuses, conforme a mitologia de que se fala, assim foram forjadas as grandes e mais profundas tradições, para isso motivo que queremos explicar como funciona o mito das eras
hesíodo
Para entender como funciona o mito das eras, é importante saber quem foi Hesíodo, ou seja, que se trata de um importante personagem da Grécia antiga, que nasceu por volta do ano 700 AC.
A história grega o define como um grande poeta e o primeiro filósofo daquele lugar. Ele também era conhecido como um grande mitógrafo e, evidentemente, um escritor, entre suas obras mais destacadas estão os Trabalhos e os Dias, O Escudo de Hércules e um último, mas muito importante: Teogonia.
Na obra Teogonia é compilada uma série de trabalhos onde são discutidos aspectos fundamentais relacionados ao homem e seu comportamento. Dentre os mitos que aparecem neste, queremos explicar como funciona o mito dos tempos, e sua importância.
Qual é o mito dos tempos?
Com o intuito de explicar como funciona o mito das eras, é imprescindível mencionar que este mito se encontra dentro da Teogonia, como um dos vários encontrados nesta obra.
Desta forma, o mito das eras é um escrito elaborado por Hesíodo, e que conta a história de cinco eras, essas eras serão uma recontagem das gerações dos deuses e tudo relacionado a eles trecho por trecho, de modo que tenta compreender o desenvolvimento que se reflete nas primeiras idades.
Esses mitos foram escritos por Hesíodo de uma forma um tanto proféticapara se referir ao declínio moral e degenerativo que a humanidade estava sofrendo, e isso tentou refletir essa realidade metaforicamente.
Como funciona o mito das eras?
Para entender profundamente como funciona o mito dos tempos, é preciso entender que esse mito busca expressar a forma como a humanidade vem perdendo seus valores, e a degeneração e desgaste sofridos por isso.
Nesta história mítica são descritas as cinco idades ou raças dos deuses, nas quais são descritas suas características, a seguir apontaremos em detalhes do que se tratam.
Primeira Era: Ouro
Sob o poder do império liderado por Cronos, deus do tempo, neste humano Não conheceram calamidades: doenças ou velhice, e eles morreram pacificamente para mais tarde se tornarem deuses protetores.
Segunda era: Prata
Depois disso, os deuses conceberam uma raça com menos nobreza, estavam cheios de orgulho, por isso não quiseram oferecer sacrifícios aos deuses, então Zeus os mandou para o submundo.
Idoso: Bronze
Desta forma, surgiu a criação dos mortais, que eram violentos e cruéis, gostavam de atividades bélicas e se matavam sem piedade, pelo que são enviados para o inferno com Hades.
Quarta Era: Dos Heróis
Esta geração foi criada por Zeus, com o intuito de contrariar a anterior, esta seria mais justa, e com maior benevolência, do que eles lutaram contra o mal, de modo que após importantes batalhas foram enviados para as Ilhas dos Abençoados.
Quinta Era: Ferro
Esta é considerada a última raça, a da decadência. Doenças existiam nela: velhice, incerteza, morte e a ansiedade de um futuro incerto, e que segundo suas profecias seria pior.
previsão literária
Assim, na quinta idade, descreve-se o caos em que a humanidade está progressivamente submersa, em termos de injustiças e perda de valores, ao qual Hesíodo se arrependeu de pertencer.
Para concluir, após conhecer como funciona o mito dos séculos, é importante destacar que esta obra serviu de inspiração para autores como William Shakespeare e que influenciou seu “Dom Quixote de la Mancha”.
Se gostaste de saber como funciona o mito dos tempos, podes também visitar: