Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mito das Parcas?
As perspectivas e crenças dos povos muitas vezes se refletem em sua mitologia, uma série de mitos tradicionais que os identificam e, muitas vezes, os erguem em forma de bandeira diante do mundo, então continue lendo que mostraremos a seguir como funciona o mito das Parcas.
Quais são os destinos?
Para entender um pouco melhor como funciona o mito das Parcas, é preciso entender que elas pertencem à mitologia romana, e representam o destino das pessoas. Estas entidades que se personificam em três mulheres gerem o fio da vida de cada homem, desde o seu nascimento até à sua morte. Elas são então consideradas as deusas do destino.
Assim, as irmãs tecem a vida dos mortais, não só no decorrer da vida, mas além na morte, com fios de diversos materiais que significam os momentos e experiências de cada ser.
representações
Com a intenção de explicar melhor como funciona o mito das Parcas, é necessário mencionar que a cada uma das três é atribuída uma função no destino do ser humano, razão pela qual são representadas da seguinte forma:
- Nona, é a encarregada de começar a tecer os fios da vida.
- Décimo, ele se encarrega de entrelaçar os fios da vida.
- Morta, se encarrega de cortá-los, e guiar na morte.
Tipos de tópicos
Para administrar a vida, e entender como funciona o mito das Parcas, é preciso entender que existem diferentes tipos de fios que estão associados a várias fases da vida, circunstâncias, experiências, emoções e muito mais, e as Parcas se encarregam de tecendo de acordo com os momentos com os fios correspondentes.
Assim existe o fio branco, com ele são tecidos aqueles momentos que não transcendem demais. O fio preto é para tecer a dor e o sofrimento, e por fim o fio de ouro é para tecer a felicidade e os bons momentos.
Como funciona o mito das Parcas?
Queremos explicar então como funciona o mito das Parcas, pelo que se diz que as Parcas eram 3 mulheres irmãs de aspecto imperturbável, que vestidas com túnicas brancas, decidiam a sorte dos homens, na vida, e depois dela.
As Parcas vieram de Averno, também eram filhas de Moro, que é o deus do destino e da sorte. Embora outras lendas recitem que as três irmãs surgiram dos oceanos. Assim, as irmãs teciam o destino dos seres humanos segundo os fios, as Parcas estavam presentes desde o nascimento, o fiar dos fios da vida, e o corte final, mesmo após a morte.
Quando uma mulher ia dar à luz, no nono mês de parto, invocava-se Nona, que recebe a criatura. Por seu lado, décimo metade do comprimento do fio, e entrelaçado entre o fio branco, preto e dourado.
E por fim Morta, acabou cortando o fio como indicado por Decima, assim acabou a vida, e acompanhou o ser até o outro lado. Assim funciona o mito das Parcas, através das entidades que regulam todos os momentos da vida de um ser humano com a tecelagem dos fios do destino.
Se você gostou de saber como funciona o mito das Parcas, pode conferir também: