É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mito do Carro Alado?
Os mitos fazem parte do patrimônio cultural dos povos, assim como as lendas que servem de base para as histórias mais marcantes e atraentes que contém muito da identidade de uma cultura, desta forma neste verbete iremos te mostrar Como funciona o mito do carro alado?
Platão
Antes de expor a questão de como funciona o mito da carruagem alada, é oportuno e importante explicar quem é Platão. Este é um grande filósofo da Grécia antiga, e considerado um dos expoentes do gênero mais importante, datado de 427 aC a 347 aC.
Entre seu compêndio de obras que tratam da filosofia, o uso de mitos para explicar questões complexas de forma metafórica e simples, em que o mesmo personagem se assume como recursos essenciais para expor de forma mais clara conceitos extremamente intrincados da filosofia.
Desta forma, devemos destacar uma de suas obras mais importantes, e é o diálogo de Fedro, dentro dele Sócrates é utilizado como personagem principal, e neste busca explicar o comportamento da alma humana, desta forma continuar lendo para entender Como funciona o mito do carro alado?
Qual é o mito da carruagem alada?
Desta forma, e com o propósito de recriar em maior sentido como funciona o mito da carruagem alada, cabe entender que se trata de uma história escrita em forma de metáfora, e que aparece no diálogo de Fedro , escrito por Platão, como mencionado anteriormente.
Ao mesmo tempo, essa metáfora busca descrever o modo de agir da alma humana e seus processos internos. Esta alegoria procura detalhar as partes da alma de um homem e também sua necessidade de conhecimento interior.
Esta metáfora baseia-se nos cavalos que são puxados pelos deuses, pelo que o significado dos elementos mais importantes se encontrará entre os cavalos que são os homens, e as amarras que o puxam e lhe permitem caminhar, que será a alma. .
Como funciona o mito do carro alado?
Então, para assimilar como funciona o mito do carro alado, é fundamental saber que esse mito é uma mera metáfora, que significa aqueles conflitos que existem na alma do homem, e é isso que queremos entender e assim expor o interior da alma.
Este diálogo tratará então de dois cavalos que carregam uma carroça, estes são conduzidos por um cocheiro, que representará a razão e a alma racional, e isso os puxa para tentar gerenciá-los.
Porém; a viagem torna-se complicada quando se trata de um cavalo “bom”, de casta nobre e branco, que significará coragem ou coragem, e o cavalo “mau” sem raça, e preto, que significará apetite, desta forma não será condução fácil com essas forças opostas.
Assim coexistirá na mesma viagem o encontro das almas apetitivas, emocionais e racionais, que o cocheiro tentará conseguir manter a estabilidade, e manter os cavalos orientados dentro do percurso, para se ilumine desta forma.
Ensino
É assim que Platão representa através deste mito as disparidades que surgem entre os vários apetites, emoções e razão, sendo esta última a que deve orientar o resto das paixões e instintos rebeldes e incontroláveis no bom caminho.
Por fim, depois de ver como funciona o mito do carro alado, é fundamental refletir sobre a importância de reconhecer essa realidade, e como influencia individualmente a vida dos seres humanos.
Para ver conteúdo semelhante a como funciona o mito do carro alado, você também pode ver: