Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Argila Nos Cosméticos Naturais?
Assim como o Aloe Vera, o óleo de coco ou o azeite, existem ingredientes cujas propriedades cosméticas os tornaram um boom. É o caso do barro, que parece ter vindo para ficar. Por ser o complemento ideal para muitas receitas e até sozinho, tem uma ótima ação na pele e nos cabelos. Por isso, falaremos dela aqui. Convidamo-lo a continuar a ler e a descobrir aqui como funciona a argila nos cosméticos naturais.
O que é argila em cosméticos naturais?
É importante saber o que é antes de saber como funciona a argila nos cosméticos naturais. A argila é um pó mineral obtido pelo intemperismo das rochas. Há uma variedade destes. Distinguem-se pelas cores e diferenciam-se pelas suas propriedades. As mais conhecidas são: branca, vermelha, verde, marrom, amarela e rosa. Dependendo do tipo, podem ser adstringentes, anti-inflamatórios, cicatrizantes, antimicrobianos, depurativos ou desintoxicantes.
Suas cores são dadas pelo variação na concentração mineral, que são os que determinam para quais usos são mais favoráveis. A partir disso, as argilas utilizadas para cosméticos naturais são a branca, a verde e a vermelha. O branco contém altas quantidades de sílica e é ideal para revitalizar a pele. O vermelho é rico em hidróxidos de ferro e promove o fluxo sanguíneo. Enquanto o verde se destaca pelo magnésio e seu uso é como desintoxicante.
Como funciona a argila nos cosméticos naturais?
Como você já sabe o que é isso, agora vai saber como a argila funciona na cosmética natural. Por sua característica de se tornar uma massa ao entrar em contato com a água, facilita sua aplicação como máscara para diversos usos.. O que faz da argila uma grande aliada dos cosméticos naturais que traz seus próprios benefícios. Mas também complementa muito bem com outros ingredientes e em diversas receitas faciais, corporais e capilares.
Uma das propriedades mais utilizadas da argila é a sua capacidade de absorção e limpeza. Embora sejam geralmente usados como máscaras faciais, seus benefícios se estendem ao corpo e aos cabelos. A sua utilidade está relacionada com o tipo de argila utilizada. É ideal para a pele o branco qual é o mais macio, enquanto o vermelho é comumente usado para áreas específicas do corpo. Já o verde é mais versátil e recomendado para peles/cabelos oleosos.
tratamento de limpeza
Graças às suas propriedades anti-sépticas, estas argilas são ideais para uma limpeza profunda do cabelo. Servindo para retirar a gordura e também seu excesso no couro cabeludo. Dependendo das características do cabelo, deve-se escolher o mais adequado para não ressecá-lo.
argila branca
Essa argila costuma ser usada em peles mais delicadas e cabelos fracos. É mais comum como facial. Atua exercendo um efeito revitalizanteantimicrobiano, suavizante, rejuvenescedor e absorvente sem ressecar.
argila vermelha
Esse tipo de argila costuma ser mais oleosa, por isso não causa ressecamento. É recomendado para um tipo de pele mista e cabelos não muito oleosos. São utilizados no tratamento da celulite e em casos de retenção de líquidos.
Argila verde
Este é o que tem maior propriedade absorvente, tornando-o ideal para acne. Nela se destaca seu poder como desintoxicante e tonificante. Além de ser útil como esfoliante natural e, como o vermelho, para tratar a celulite.
Você acabou de descobrir como a argila funciona em cosméticos naturais. Agora você também sabe quais são os mais usados e seus principais benefícios.
Se gostou, acesse mais links aqui: