O Que é e Como Funciona o Princípio da Legalidade?

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Princípio da Legalidade?

As leis de um Estado são estabelecidas por um grupo de organismos. Que se especializam em direito. Isso, sem dúvida, representa uma grande responsabilidade. Como poder significativo. Então, quem põe limites a esse poder? A resposta que você encontrará quando entender Como funciona o princípio da legalidade?. E neste artigo, explicaremos os detalhes mais importantes.

agir de acordo com a lei

Se são os poderes públicos que estabelecem as leis e as executam. O que regula sua influência no Estado? Pois bem, justamente por meio das normas jurídicas se estabelecem os princípios de ação. Como o princípio da legalidade. O que se estabelece neste caso é que o poder público deve agir de acordo com a lei e a jurisdição. Nunca baseado na vontade de um indivíduo ou grupo de indivíduos.

Por exemplo, você não pode processar alguém ou colocá-lo na cadeia só porque alguém quer. Essa pessoa deve ter cometido algum ato criminoso para poder proceder desta forma. Pois é isso que a lei estabelece. Dessa forma, o padrão seria atendido. Portanto, este é um exemplo útil para entender como funciona o princípio da legalidade.

Nesse sentido, o princípio da legalidade é considerado regra de ouro dentro do direito público. Da mesma forma, para que um Estado seja considerado Estado de Direito, deve observar esse princípio. Pois seria prova fidedigna de que as ações do poder público são realizadas sob um marco legal.

Como funciona o princípio da legalidade?

O Que é e Como Funciona o Princípio da Legalidade?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Barragem?

Pelo exposto acima, o princípio da legalidade é imprescindível para resguardar a segurança jurídica. Continuando com isso, anteriormente, o princípio da legalidade dava certa autonomia à administração pública. Uma vez que a lei funcionava como um quadro externo dentro do qual a administração era livre para agir. No entanto, esta interpretação pode ser um pouco imprecisa.

Por essa razão, era necessário determinar melhor como funciona o princípio da legalidade. Desta forma, posteriormente foi interpretado que é a lei que condiciona e determina as ações públicas. Assim, qualquer ação que seja executada sem levar em conta a lei é inválida.

Noutro sentido, no domínio do direito fiscal, aplica-se também o princípio da legalidade. Aqui, fica estabelecido que, para que um pagamento seja considerado um imposto, ele deve estar contido em uma lei. Por esta razão, todos os elementos que compõem o imposto devem ser regulamentados por lei.

legalidade no direito penal

Da mesma forma, dentro do direito penal, o princípio da legalidade é fundamental. Nesse caso, o que se interpreta é que, para uma pessoa ser processada, sua conduta deve ser ilegal. O que significa que deve haver uma lei anterior que assim o determine. Caso contrário, é inválido processar o indivíduo.

Por fim, se esta informação sobre como funciona o princípio da legalidade foi útil para você. Você pode querer ler estes artigos:

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!: Principio da legalidade art 5 inciso ii da cf 88