O Que é e Como Funciona o Ragnarök?

Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Ragnarök?

A ideia do fim do mundo, do apocalipse, não é exclusividade do cristianismo, do judaísmo ou dos maias. A mitologia nórdica tem sua própria versão do fim dos tempos e a grande guerra que definirá o fim do universo conhecido está prestes a estourar. A seguir, abordaremos os aspectos mais importantes da como funciona o ragnaroko armagedon nórdico.

Como funciona o Ragnarök?

Desde antes do início uma profecia já havia previsto o fim. O destino dos deuses, tradução das palavras ragna (deuses) e rök (destino), já havia sido escrito, sabe-se quem sairá vitorioso e quem perecerá no final. Eles mesmos sabem disso; mas eles ainda irão para a batalha final.

O que é Ragnarök?

Ragnarök é a guerra final na mitologia nórdica. Nela, os deuses Æsir, comandados por Odin, e os gigantes do fogo sob as ordens de Surt, se enfrentarão, aos quais Loki se juntará na companhia dos jotuns. Na cosmogonia nórdica, morrer em batalha é a maior honra.Por isso os deuses não são imortais como em outras culturas, e até eles estão com os dias contados.

A Profecia Ragnarök

Os eventos foram predestinados. Durante o Ragnarök não apenas deuses e gigantes arriscam suas vidas, mas todo o universo criado está em suspense. O prelúdio para o evento final é marcado pelo nascimento de três criaturas malignas engendradas por Loki e Angrboda: Hela, a guardiã dos mortos sem honra no submundo nórdico; Jörmungandr, a serpente de Midgard, que habita o mar como punição dos deuses, e Fenrir, um lobo gigante amarrado a uma corrente forjada por duendes, marcam o início do apocalipse. E o segundo acontecimento é a morte de Balder, após um estratagema arquitetado por Loki.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Bens De Capital?

fases do ragnarok

Segundo a literatura antiga, cinco etapas compõem o evento decisivo:

O Que é e Como Funciona o Ragnarök?

I. Caracteriza-se por um inverno rigoroso, com aumento de nevascas e geadas. Os homens perdem o senso de honra, que alimenta as hostes de Hela.

II-III. Yggdrassil, a árvore da vida, treme em toda a sua estrutura; as outras árvores são liberadas de suas raízes. O lobo Skoll devora o sol, e as estrelas começam a cair do firmamento trazendo uma escuridão profunda. Após esse tremor geral, Fenrir se liberta.

4. Jörmungandr também é liberado causando maremotos. Loki inicia o Naglfari, um navio feito das unhas dos mortos.

V. A batalha final é extremamente trágica. Thor confronta Jörmungandr e a mata, mas é envenenado por ela. Odin confronta Fenrir, mas é devorado por ele. Outro filho de Odin, Vidar, se vinga e mata o lobo gigante. Loki e Heimdall se envolvem em uma luta que nenhum dos dois sobreviverá. No final, Surt, o gigante do fogo, vai queimar o universo e tudo na terra vai afundar no mar.

O renascimento

Depois de Ragnarök, apenas alguns sobrevivem à desolação. Os três filhos de Odin, Vidar, Valdi e Hoenir; os dois filhos de Thor, Modi e Magni, e um par de humanos, chamados Lif, que significa Vida, e Lifthrasir, que significa desejos de viver. Eles vão repovoar a terra que emerge renovada e verde da destruição total.

Nasce um novo sol, filho do antigo. Um novo mundo ganha vida e os deuses e os humanos conseguem coexistir em paz.

Finalmente, há uma lição interessante em toda essa história. E é que apesar do caos e da destruição sempre haverá uma nova esperança, uma oportunidade de começar de novo. Esperamos que você tenha gostado deste post sobre como o Ragnarök funciona.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Psicologia Política?

Convidamos você a entrar nesses outros tópicos divertidos

Não deixe de ver o vídeo que vem a seguir!: O que e ragnarok nerdologia