O Que é e Como Funciona o Sistema Hifu?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Sistema Hifu?

No mundo da estética podemos encontrar uma infinidade de produtos, técnicas, equipamentos e procedimentos cirúrgicos específicos úteis para tratar a pele. A maioria delas, se aplicadas no caso específico para o qual foram criadas, geram excelentes resultados. Neste artigo vamos explicar como funciona o sistema HIFU.

sistema HIFU

O HIFU é um sistema que visa modelar o tecido da pele por meio de ablação térmica. Funciona basicamente emitindo ultrassom de alta energia e frequência na pele. Ele ainda concentra a energia como uma espécie de lupa para que ela penetre nas profundezas da área a ser tratada, sem agredir a epiderme.

O sistema HIFU tem origem na década de 50 (Estados Unidos), durante anos foi testado até que na década de 90 foi incorporado à medicina estética. Sendo em 2002 quando foi lançado na França para tratar celulite e adiposidade localizada. Seis anos depois, os EUA iniciaram o processo de desenvolvimento de equipamentos HIFU para erradicar a flacidez facial.

Como funciona o sistema HIFU?

Hoje esse sistema é utilizado tanto na estética quanto na medicina. Esteticamente é usado para tratar adiposidade, linhas de expressão, rugas e para firmar a pele. No que diz respeito à Medicina, o tratamento é capaz de destruir as células cancerígenas de forma não invasiva e sem agredir os tecidos próximos.

O Que é e Como Funciona o Sistema Hifu?

O feixe de energia ultrassônica é responsável por aumentar o calor na área tratada entre cerca de 65° e 70°, estando localizado a apenas 4,5 mm da epiderme. Razão pela qual atinge facilmente milhares de pontos de coagulação muito específicos nas diferentes camadas mais profundas.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Produtos de Limpeza Tóxicos?

Graças ao seu mecanismo, facilita a remodelação do colágeno, conhecida como neocolagonogênese, através da qual é possível separar os tecidos. Esses tratamentos são fáceis de suportar e as sessões levam de 30 minutos a 2 horas, embora algumas pessoas sintam dor.

É normal que no momento em que a energia é liberada, as pessoas sintam desconforto por alguns segundos. Se a pele ficar vermelha, inflamar, aumentar a sensibilidade ou formigar, são efeitos que passam em poucas horas.

Aspectos gerais sobre o HIFU

Devido ao funcionamento do sistema HIFU, os resultados são visualizados após um ou dois meses de sessões, embora em casos extremos possa demorar até 6. Porém, desde a primeira sessão o que se percebe é que os tecidos se contraem. As vantagens da aplicação deste sistema são:

  • É ideal para qualquer tipo de pele, não incomoda nem danifica a pele.
  • Por ser fotossensibilizante, pode ser aplicado em qualquer mês do ano.
  • É mais eficaz que a radiofrequência, mesmo com resultados semelhantes aos obtidos por meio de técnicas cirúrgicas.
  • Regenera a elastina e o colágeno, portanto, reduzem as linhas de expressão; remove rugas na testa, boca e olhos.
  • Elimina permanentemente os adipócitos, ou seja, a gordura localizada na cintura, pernas, braços, nádegas e abdômen. Além disso, previne a flacidez corporal.

Se o modo de funcionamento do sistema HIFU te causa um pouco de medo, não se preocupe, não é um tratamento perigoso e vale a pena o pequeno incômodo que causa.

Pode lhe interessar:

Não perca o próximo conteúdo em vídeo!: Hifu demostracion ultralift hifu cosmobeauty2017