Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona a Responsabilidade de Comando?
A guerra é algo quase tão antigo quanto a própria humanidade. Durante anos, diferentes grupos humanos se enfrentaram em conflitos armados. Algumas com tamanha repercussão que ficam registradas na história. Mas, mesmo em guerra, crimes podem ser cometidos. Para isso, existe a responsabilidade do comando. Neste artigo, explicamos tudo sobre como funciona a responsabilidade de comando.
O que é responsabilidade de comando?
A responsabilidade de comando é uma figura jurídica pertencente ao campo do direito internacional. O que se aplica ao processar crimes de guerra. E consiste na responsabilidade hierárquica que existe por tais crimes. Nesse mesmo sentido, a responsabilidade de comando foi estabelecida durante as Convenções de Haia. Especificamente número IV e X.
A primeira vez na história que esse valor foi aplicado foi após a Primeira Guerra Mundial. No Supremo Tribunal Alemão, durante o julgamento de Emil Muller. Isso aconteceu no ano de 1921. Essa doutrina também é conhecida pelo nome de responsabilidade dos superiores. Saber como funciona a responsabilidade de comando é uma parte importante do direito internacional.
Outro nome comum para esta figura legal é o Padrão Yamashita. Do precedente ditado pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Quando o general Tomoyuki Yamashita foi processado. Este general foi condenado pelos crimes cometidos por suas tropas nas Filipinas. O tribunal decidiu que ele permitiu a execução de tais atos.
Como funciona a responsabilidade de comando?
Somado ao anterior, esta doutrina estabelece que um oficial superior ciente dos direitos humanos é responsável pelos crimes das tropas sob seu comando. Desde que se demonstre que a omissão do superior foi deliberada. A doutrina da responsabilidade de comando tem duas vertentes lógicas. Ambos são essenciais para entender como funciona a responsabilidade de comando.
Por um lado, diz-se que é a melhor forma de prevenir crimes de guerra. É tornando os comandantes e oficiais superiores legalmente obrigados a impedir que ocorram. Em sentido semelhante, estabelece-se que os comandantes podem ser condenados por graves omissões nesse dever. Porque os crimes foram cometidos por indivíduos sob seu comando.
O primeiro antecedente desta doutrina vem do antigo livro “A Arte da Guerra”. Escrito pelo General Sun Tzu. Lá, foi estabelecido que o dever de um comandante era garantir que seus homens se comportassem de maneira civilizada. Hoje, há algum debate sobre o alcance que essa doutrina internacional deve ter.
Debate
Há quem considere que a responsabilidade de comando poderia ter um alcance maior. Chegando ao ponto de considerar a responsabilidade dos chefes de Estado em crimes de guerra. No entanto, o debate ainda continua.
Por fim, se você achou interessante saber como funciona a responsabilidade de comando. Você pode querer ler as seguintes entradas: