É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona os Materiais Metálicos?
Os metais são um dos materiais mais utilizados em construções e indústrias. Pelas suas características, os materiais metálicos são sempre uma boa opção neste tipo de contextos. Se quiser saber mais sobre a finalidade da sua utilidade, deve seguir este post para saber como funcionam os materiais metálicos
De onde vêm os materiais metálicos?
Graças à química, é possível conhecer e estudar as propriedades dos materiais encontrados na natureza. A aplicabilidade destes conhecimentos sempre foi importante para a transformação de materiais metálicos, uma vez que os produtos derivados destes elementos devem cumprir as diferentes finalidades estipuladas.
É por isso que as indústrias e o projeto de obras civis estão subjugados a esse tipo de conhecimento para saber a produtividade de materiais metálicos. Pela sua definição, pode-se dizer que este grupo de materiais, Inclui os elementos que são obtidos através do processamento e transformação de metais comuns.
Em geral, os metais são misturados com outras substâncias na natureza. A forma de funcionamento dos materiais metálicos exige a passagem por processos físicos e químicos, que lhes conferem as características necessárias para a sua utilização arquitetónica ou produtiva.
Como os materiais metálicos funcionam de acordo com suas propriedades
Para entender melhor como os materiais metálicos funcionam, é necessário analisar suas propriedades e características. O processo de fabricação ajuda a separar e estabelecer quais particularidades vão corresponder a cada substância metálica a ser processada.
Fundição, corte, moldagem e usinagem são alguns dos processos essenciais para discernir e obter diferentes produtos metalúrgicos. Da mesma forma, esses procedimentos estabelecem as propriedades que os materiais metálicos obterão para seu uso posterior.
Em linhas gerais, citamos algumas das características mais marcantes dos materiais metalúrgicos:
- Maleabilidade; esta propriedade permite que os materiais metalúrgicos obtenham uma forma laminada e homogêneo.
- Ductilidade; esta característica confere aos materiais metálicos a capacidade de serem moldados na forma de fios ou fios.
- A tenacidade permite que os metais obtenham a resistência ideal, de modo a não se deformarem quando uma força repentina é aplicada sobre eles, como golpes.
- A resistência mecânica confere aos materiais deste tipo a resistência necessária para suportar flexão, torção e deformação.
Materiais metálicos também são conhecidos por ppossuem alta densidade, brilho ou opacidade, e por serem bons condutores de calor e eletricidade. Embora seja uma linha geral, a intensidade dessas propriedades pode variar dependendo da composição dos materiais metálicos.
Alguns materiais metálicos e suas utilizações
Existem infinidades de materiais metálicos que podem ser utilizados em diversas áreas da construção. A qualidade destes pode contribuir para a durabilidade e resistência de qualquer obra executada. Abaixo citamos alguns materiais metalúrgicos e seus usos na construção civil ou na área industrial:
- O aço pode ser utilizado em escoras, chassis, utensílios de cozinha, vigas ou ferramentas.
- O ferro fundido é ideal para tampas de bueiros, carcaças de motores ou máquinas e postes de iluminação.
- O ferro forjado é usado para fazer fechaduras, portas, grades, pontes e trincos.
- O alumínio é usado para fabricar ou construir linhas de alta tensão, bicicletas e até aviões.
- Além disso, o cobre é usado para fazer cabos elétricos, tubos, bobinas de motores e joias.
Como vimos, a forma como os materiais metálicos funcionam é de grande importância para as indústrias e para a vida cotidiana. Se você quiser continuar lendo mais informações, não hesite em seguir os seguintes links com conteúdo semelhante a este: