Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona um Corretor De Imóveis?
As pessoas que desejam se mudar às vezes o fazem sem a ajuda de um corretor de imóveis. Mas há quem prefira ficar longe de questões de negociação e buscar a ajuda de uma dessas empresas para se sentir mais seguro. Ao ler este artigo você saberá como funciona um corretor de imóveis e como é útil para escolher sua nova casa.
O que é um imóvel?
A imobiliária é uma empresa que se encarrega da compra e venda de imóveis como casas, apartamentos, escritórios, dependências, garagens, entre outros. É uma empresa formada em negócios que serve de intermediário entre comprador e vendedor, cujo trabalho é pago com comissão. Seu principal objetivo é comercializar um imóvel.
O seu serviço é muito útil porque centra-se em vários procedimentos que ajudam a concretização do negócio com sucesso e a satisfação de ambas as pessoas. Esta desenvolve planos de acordo com as necessidades do seu contratante e tendo em conta aspetos como o espaço geográfico, demográfico, etc. Também presta assessoria nas condições técnicas que compõem os imóveis.
As vantagens de usar uma imobiliária é que ela é formada por corretores de imóveis treinados. Hoje existem muitos agentes imobiliários “independentes” que não possuem as habilidades necessárias para negociar. Oferecem até segurança porque trabalham com apólices de seguros, serviços públicos e apólices de sinistros.
Como funciona um corretor de imóveis?
Agora, uma agência imobiliária atende graças aos seus agentes imobiliários. Essas pessoas possuem grandes habilidades na área comercial, gerencial e negocial para poder executar a compra e venda de imóveis. É necessário quando: um proprietário quer vender, não consegue encontrar um comprador e quer evitar burocracia; ou quando uma pessoa quer comprar e ainda assim evitar muito trabalho.
Ao ser contratado, deve ser contextualizado em relação a tudo relacionado ao imóvel que vai ser vendido. Exemplo: ano de construção, reparos, infraestrutura, localização, etc. Isso é de grande ajuda para ele oferecer boas ofertas e preparar os contratos. É importante que você saiba redigir contratos, conhecer os impostos relacionados ao imóvel, conhecer a lei de locação e os direitos e obrigações do proprietário.
Ao fechar o negócio, a agência para a qual você trabalha recebe uma parte do valor final da venda.
Tarefas de um corretor de imóveis
Ao conhecer o funcionamento de um corretor de imóveis, você apreciará muito o seu trabalho, pois envolve um grande esforço e muita dedicação do seu tempo.
Todos os dias você tem que estar atento a ligações, e-mails e mensagens. Por sua vez, agende várias reuniões com os seus clientes nas diferentes propriedades. Por isso a área de gestão é tão importante quanto a área comercial porque se você não souber administrar não há vendas. E se você não sabe vender, de nada adianta uma boa gestão.
Outras coisas que ele faz: inspecionar imóveis, receber ofertas dos proprietários, definir o valor do imóvel, promover vendas, entrevistar compradores e uma série de outras tarefas.
Agora que você já sabe como funciona um corretor de imóveis e seu perfil condiz com o da profissão, essa vaga é para você. Ou seja, ter habilidade de comunicação, aptidão para atendimento, determinação, organização, capacidade de resolução de problemas.