Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona um Elevador?
O Elevador é um artefato que usamos diariamente em diversas tarefas que realizamos no nosso dia a dia, pois são muito úteis na hora de realizar algumas tarefas, como escalar algum tipo de objeto muito pesado em um prédio ou talvez escalar nós mesmos e não ter que fazê-lo pelas escadas.
É por isso que neste post queremos compartilhar com você alguns aspectos do Elevador, como seu funcionamento e uso, bem como o mecanismo que utiliza e as partes que compõem esse sistema.
o que é um elevador
Relativamente à definição de Elevador, podemos dizer que é um dispositivo ou sistema que se destina ao transporte vertical de algum tipo de carga bem como de pessoas, através da utilização de algumas gruas, uma plataforma e um chassis de apoio.
Podemos ainda dizer que os elevadores são utilizados para a transferência de pessoas ou cargas entre pisos, caso seja utilizado num edifício, onde é habitualmente utilizado este tipo de mecanismo.
Como funciona um elevador?
Se quisermos entender como funciona um elevador, desta vez o faremos usando um exemplo, começando por dizer que a velocidade com que o carro sobe ou desce dependerá do número de andares que o elevador terá que percorrer. .
Bem, percorrer 10 andares não é o mesmo que subir 50 ou 100 andares, mas também não se pode colocar um elevador em alta velocidade, pois descer ou subir deixará as pessoas muito desconfortáveis.
Devido a algo chamado “G Forces”, que é basicamente um parâmetro de medida de aceleração, pois se o elevador descer com uma aceleração igual ou maior que a aceleração da terra 9,81m/s2, vai parecer que o corpo está flutuando .
E nesse caso a pessoa se sente mais leve; enquanto se estiver subindo com uma aceleração maior a pessoa sentirá que pesa mais, sente que está se ancorando no chão da cabine.
Seja qual for o caso de subir ou descer, as sensações são muito incômodas para as pessoas e, por isso, os prédios altos tendem a distribuir os elevadores de maneira mais eficiente e, assim, evitar qualquer tipo de desconforto para seus passageiros.
Tipos de Elevadores
Elevadores eléctricos com casa de máquinas: É o tipo de mecanismo mais utilizado, estão equipados com 2 tipos de motores, com e sem engrenagem e têm capacidade para deslocar a cabine a uma velocidade de 2,5m/s, este tipo de elevadores Elevadores , como o nome indica, precisam de uma casa de máquinas e essa sala geralmente está localizada no telhado ou no último andar do edifício.
Elevadores elétricos sem casa de máquinas: Devido às novas tecnologias que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, foi possível reduzir o tamanho dos componentes necessários para subir e descer a cabine, como o motor, o sistema de controle, os freios e outros acessórios que compõem um elevador e por consequência os elevadores não necessitam de casa de máquinas, esta é a maior vantagem destes.
Elevadores hidráulicos: Este tipo de elevador baseia-se em dois conceitos, um deles é o de fluidos incompreensíveis, que é a capacidade de certos líquidos se oporem à mudança de densidade, massa e volume, independentemente de uma força ou pressão externa que tente comprimi-los. e o princípio de Pascal, onde a pressão exercida sobre um fluido incompressível e em equilíbrio dentro de um recipiente com paredes indeformáveis é transmitida com igual intensidade em todas as direções e em todos os pontos do fluido.
Como funciona um Elevador?
5 (100%) 1 voto