Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona um Multímetro?
A lista de profissões de alto risco é muito longa, mas uma delas é eletricista. Profissional que, como outros, pode sofrer acidentes com cortes e pancadas por quedas, mas o mais perigoso é que desafia a eletricidade. Para reduzir o risco de trabalhar com correntes elétricas, é importante aprender como funciona um multímetro.
perigos elétricos
Independente do cargo que você ocupe em uma empresa, um dos riscos latentes é aquele que gera qualquer tipo de contato com a eletricidade. Que tem a ver com a utilização de diversos equipamentos de trabalho como computadores, impressoras, micro-ondas, cafeteiras, entre muitos outros. Mas existe uma profissão com maior risco já que suas funções estão intimamente ligadas à manipulação da corrente elétrica e é a de eletricista.
Um eletricista sempre corre o risco de ser “eletrizado” quando a corrente entra em seu corpo, circula por ele e depois sai. Ou o acidente mais grave é o da “eletrocussão” que produz a morte do indivíduo. Existem muitas regras fundamentais para quem trabalha com eletricidade, uma delas é o uso de instrumentos de medição, como o multímetro.
Como funciona um multímetro?
Este instrumento ajuda o eletricista a identificar os parâmetros de uma instalação elétrica. Como resistência, capacidade, temperatura, continuidade, intensidade de corrente e diferença de potencial entre outros. Existem vários modelos de multímetro, a escolha do ideal para você vai depender do tipo de trabalho que você vai fazer com ele. Esses dispositivos são vitais para detectar problemas em aparelhos e aparelhos elétricos.
Este instrumento é tão importante que, sem ele, nenhum eletricista consegue encontrar falhas elétricas, muito menos repará-las. A maneira de trabalhar de um multímetro inclui instrumentos como amperímetro e voltímetro.
As funções de um multímetro incluem várias medições, como resistência, corrente e tensão de energia elétrica contínua e alternada, frequência e capacitância..
Como usar um multímetro
A maneira como um multímetro funciona depende do que você deseja medir. No caso de querer medir a tensão, os cabos são plugados no instrumento. Os outros terminais também são conectados nos pontos onde se deseja contar a diferença ou potência da tensão. Para quantificar o potencial absoluto, o cabo vermelho é colocado onde se deseja fazer a medição e o cabo preto é colocado em qualquer terreno.
Para medir corrente, o circuito deve ser aberto para que possa ser conectado ao terminal do fio vermelho para que a corrente passe pelo multímetro. Não sem primeiro configurar o testador para medir a intensidade.
Se o que se busca é medir a resistência, localizamos o símbolo Ω e colocamos ali a escala do multímetro. Em seguida, localiza-se o valor da resistência que melhor nos convém e os terminais são colocados entre os pontos onde a medição da resistência deve ser realizada.
Agora que você sabe como funciona um multímetro, pode comprar o seu, mas lembre-se primeiro de identificar para que você realmente precisa dele.
Pode lhe interessar: