Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona uma Chave de Torque?
Na hora de fixar corretamente uma porca, a tenacidade e o verdadeiro grau de pressão que ela deve ter podem ser desconhecidos. Para obter um equilíbrio perfeito no seu aparafusamento, recomenda-se o uso de um torquímetro. Se você desconhecia sua existência e quer ver do que é feita esta ferramenta, te convidamos agora a conhecer como funciona uma chave de torque
Obtenha o ajuste perfeito com esta ferramenta
Pode ser que, em diversas situações, possamos apertar uma porca ou um parafuso muito pouco ou muito. A verdade é que o desnível no aparafusamento dos parafusos desgasta e impede a correta fixação de objetos e materiais.
Enquanto as chaves comuns ajudam a resolver o problema, a chave de torque é mais eficaz e precisa nessas tarefas. Está É uma ferramenta que se baseia no princípio do torque de aperto.
Portanto, o funcionamento de um torquímetro permite o encaixe perfeito de cada porca, sem apertar demais ou soltar o rosqueamento.
Como uma chave de torque é usada ou como ela funciona?
Para entender melhor esse princípio do torque de aperto, é importante saber como um torquímetro funciona em algumas tarefas de fixação. O funcionamento deste começa com o entendimento de que cada parafuso possui um grau de rosqueamento, que é indicado em N/M (newtons sobre metros) pelo fabricante.
Normalmente, as pessoas ignoram esses números e, quando isso acontece, costumam apertar demais as porcas ou o hardware. Quando esses parafusos são apertados demais, eles podem contribuir para a deformação e desestabilização das estruturas ou pneus presos.
O torquímetro é formado por um cabo, onde são fixados e ajustados os soquetes ou chaves a serem utilizadas. Após encontrar o número de rosca no elemento e colocar a chave correspondente para o seu encaixe, o mecanismo da ferramenta é acionado.
O instrumento começará a exercer uma força rápida e paralela que acionará o parafuso com precisão. Por sua vez, o torquímetro mede a tensão em que a porca foi girada, então ela saltará assim que o parafuso selecionado for apertado ou ajustado corretamente.
Tipos de chaves de torque
De referir que graças à popularidade que teve no mundo automóvel, os fabricantes começaram a desenvolver modelos mais intuitivos e precisos para a sua utilização. Atualmente, um amador ou especialista em carroceria pode encontrar três tipos de torquímetros:
de relógio
Como o nome indica, esse tipo de chave apresenta um mostrador de relógio. A medição da tensão deste, é regida por uma agulha que indica quando um parafuso está suficientemente apertado.
digital
Estes são usados com mais frequência no contexto automotivo ou mecânico. Possuem display eletrônico e indicam por vibrações ou zumbidos, quando uma rosca ou porca é ajustada com perfeição.
de salto
Este tipo de torquímetro é um dos mais comuns e utilizados por amadores. Este utiliza um sistema vernier, que impede o funcionamento do instrumento quando a porca já atingiu a tensão necessária para sua fixação.
Como você pode ver, os torquímetros são ferramentas precisas que fazem toda a diferença no aperto de parafusos. Agora que você sabe como funciona uma chave de torque. Você é incentivado a continuar aprendendo sobre outras ferramentas interessantes abaixo: