O Que é e Como Funciona o Condicionamento Operante?

Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona o Condicionamento Operante?

Existem muitos comportamentos que repetimos quando obtemos resultados positivos e outros que, pelo contrário, reduzimos quando vemos que seus resultados nos prejudicam. Por outro lado, na educação de crianças e até de animais de estimação, eles recebem uma recompensa quando realizam uma boa ação ou mantêm o comportamento que lhes foi indicado. Todos esses processos são terapias comportamentais, por isso, convidamos você a continuar lendo como funciona o condicionamento operante!

O que é condicionamento operante?

O condicionamento operante é baseado no condicionamento clássico descrito e explicado por Ivan Pavlov e John B. Watson. Seu maior expoente foi Frederic Skinner. No entanto, foi Edward Thorndike quem estabeleceu a “lei do efeito”, um de seus antecedentes mais claros..

A lei estabelece que a pessoa mudará seu comportamento em referência como consequência de sua resposta. É nesse caráter que ele difere do condicionamento clássico, que se refere ao aprendizado por meio de um estímulo. Enquanto, o operante refere-se a aprender sobre as consequências da resposta.

Como funciona o condicionamento operante?

Em primeiro lugar, devem ser claros os conceitos de que trata este paradigma. A “resposta operante ou instrumental” refere-se a qualquer comportamento que leva a uma determinada consequência. Ele age no meio, e não de acordo com ele. O termo “consequência” refere-se ao resultado de uma resposta; Isso pode ser positivo (reforço) ou negativo (punição).

O Que é e Como Funciona o Condicionamento Operante?

Deve ficar claro que o que é reforçado ou punido é o comportamento, não o animal ou a pessoa que realiza o comportamento. Por outro lado, o “reforço” que se refere à consequência dos comportamentos, pode ser positivo, onde se trata de obter uma recompensa ou prêmio pela execução de uma resposta, ou negativo, que inclui o desaparecimento de estímulos aversivos.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Compostagem?

A “punição” é utilizada para que o comportamento não se repita, portanto, é consequência de determinado comportamento. Existe punição positiva e negativa. O positivo refere-se a um estímulo aversivo após a produção da resposta, e o negativo refere-se a uma sanção pelo comportamento executado..

Por outro lado, o “estímulo discriminativo” indica ao sujeito aprendiz que, se ele realizar determinado comportamento, isso resultará no aparecimento de um reforçador ou punição. E, finalmente, o “estímulo delta” refere-se àqueles sinais que, quando presentes, informam que a execução da resposta não acarretará consequências.

Algumas técnicas utilizadas por este paradigma

O condicionamento operante é baseado no fato de que a probabilidade de que o uma certa resposta depende das consequências esperado. Portanto, o comportamento é controlado por estímulos discriminativos presentes na situação de aprendizagem que transmitem informações sobre as prováveis ​​consequências da resposta.

Por exemplo, se estamos em um shopping e vemos uma placa de “chão molhado”, ela nos diz que não devemos passar por aquele espaço, pois nos sujaremos ou podemos cair. Neste exemplo, o cartaz seria o estímulo discriminativo, e a evitação do espaço funcionaria como um reforçador positivo da resposta instrumental de dar um passo em outra direção.

Agora que você já sabe como funciona o condicionamento operante, é hora de você saber quais são as técnicas utilizadas nesse paradigma. Existem técnicas operacionais para desenvolver comportamentos e outras para eliminá-los.

Entre os primeiros estão: técnicas de solicitação, modelagem, esmaecimento, encadeamento e esquemas de reforço. Entre os últimos estão: extinção, treinamento de omissão, esquemas de reforço diferencial, custo de resposta, tempo limite, saciedade e supercorreção.

Se este post sobre como funciona o condicionamento operante foi útil para você, não pode parar de ler!

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Ilha Proibida?

Não perca o vídeo que vem a seguir!

Deixe um comentário