O Que é e Como Funciona uma Execução Hipotecária?

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona uma Execução Hipotecária?

Muitas pessoas consideram que a melhor opção para adquirir um bem, saldar uma dívida ou comprar um imóvel é através do pedido de empréstimo bancário, que é talvez uma das alternativas existentes neste tipo de caso, no entanto tem as suas implicações, neste posta vamos ver como funciona uma execução hipotecária

O que é uma execução duma hipoteca?

Para entender como funciona uma execução é preciso entender que esse valor surge do empréstimo que um cliente solicita ao banco para aquisição de um bem, dessa forma, serve como garantia de pagamento, em que um bem ou imóvel é pactuado como garantia, neste último, normalmente é utilizada uma casa, principal ou não.
Desta maneira; Uma vez que os imóveis que servirão de garantia de pagamento estejam refletidos no contrato de empréstimo, e o devedor também não pague as parcelas acordadas, o banco inicia a abertura de processo judicial para colocar em julgamento os imóveis acordados no contrato.
Pelo que uma execução duma hipoteca é o início de uma garantia do bem hipotecado, desta forma se o devedor não cancelar, O banco através do contrato estabelece o poder de vender o imóvel para recuperar o investimento.

Como funciona a execução hipotecária?

Para entender melhor como funciona uma execução, deve-se entender a princípio que é o procedimento pelo qual existem duas figuras: o credor hipotecário e o devedor. Dessa forma, o credor hipotecário, ou entidade financeira, após a concessão e aprovação do crédito ou empréstimo, e após o estabelecimento das parcelas, valores e prazos de pagamento, aguarda o exato cumprimento destes, sob pena de dar início à execução.
Nessa execução é importante mencionar que o banco pode requerer o pagamento das parcelas vencidas de três a seis parcelas, ou a solicitação do pagamento total com os respectivos juros. As despesas com conceitos jurídicos devem ser suportadas pelo devedor. A meio do processo de execução, avalia-se a possibilidade de o devedor cancelar as dívidas, ou todas, e caso tal não seja possível, o banco procederá à realização do leilão do imóvel.
Existem duas fases para responder como funciona uma execução hipotecária, que são: a fase judicial e a fase de prova.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Drone?

Estágio de demanda

Nesta fase, é necessário que as partes tenham os documentos correspondentes ao conteúdo do processo juntamente com o manuscrito que contém a hipoteca constituída, juntando todos os documentos que suportam a dívida, bem como todos os elementos de prova que demonstrem veracidade a fatos que ocorrem a demanda. Caso contrário, caso este tipo de documentação não esteja disponível, o juiz tem poderes para anular e arquivar imediatamente a ação.

Estágio de teste

Devem ser apresentados, expondo os fatos tal como ocorreram, acompanhados das testemunhas necessárias ao processo, desde que disponíveis para sua declaração verídica.Um aspecto a destacar é que tanto o autor quanto o réu têm o dever de cumprir pelas portarias do julgamento decididas pelo juiz para a condução do mesmo. Com isto queremos dizer que: Decorridos os prazos estabelecidos, e atendida a reclamação, o juiz indicará o dia e a hora em que decorrerá o julgamento do processo, que não será superior a vinte e cinco dias seguintes dias.
Chegado o dia, o juiz é quem presidirá ao acto, começando pela resolução de todos os incidentes relacionados com o processo, procedendo depois à verificação das provas previamente admitidas e elaboradas. Caso as provas não tenham sido devidamente apresentadas, o processo será arquivado nos dez dias úteis seguintes, mas, caso contrário, prosseguirá o prazo de contestação, devendo cada uma das partes justificar os factos tal como foram vividos por cada uma das partes. um.

O Que é e Como Funciona uma Execução Hipotecária?

Etapas de encerramento

Depois de avaliar como funciona uma execução, é imprescindível observar também os passos necessários para a realização desse procedimento, no sentido de que uma ação extrajudicial contra o devedor não surta efeito.

  • O banco vai entrar com uma ação judicial que vai enfrentar o devedor em julgamento por ter ultrapassado mais de três atrasos.
  • Da mesma forma, notificará o devedor sobre a ação judicial.
  • O devedor pode impugnar essa execução, alegando oposição às cláusulas, por exemplo.
  • Se o procedimento continuar, inicia-se o leilão do imóvel.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Fundação Yolia?

Finalmente, depois de saber como funciona uma execução, é muito importante mencionar que, na maioria das situações A resolução da dívida é recomendada antes de entrar neste procedimento pois além de ser pesado, pode levar a sérios problemas legais.

O que é uma sentença de leilão?

O ideal é proferir a sentença no dia exato da audiência; no entanto, houve casos em que as provas podem ser numerosas, pelo que se espera um prazo de oito dias para proceder à respectiva análise e proceder às necessárias publicações da sentença. Denomina-se sentença de leilão, quando, sendo realizada a respectiva avaliação por um período de seis meses, são realizadas as primeiras ofertas de leilão, que são feitas por corretor público ou perito, dependendo do país onde a sentença está sendo executada. executado. , sendo este um dos últimos passos de como funciona uma execução duma hipoteca.
Foreclosures são eventos que podem estar conosco em algum momento. É desconfortável quando você tem a ameaça de que seus bens serão executados. Como funciona uma execução duma hipoteca, não gostaríamos de viver em nossa própria carne.

Não deixe de conferir o próximo vídeo!