É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona uma Síntese?
A síntese é conhecida como a análise do leitor sobre um tema específico, a fim de promover a compreensão da leitura. Além de ser um excelente exercício para a agilidade mental, ajuda a entender a escrita analisada sob outra perspectiva. Neste post explicamos como funciona uma síntese e como fazê-lo.
Elementos que compõem uma síntese
- Data de publicação
- Nome do autor
- Tema ou ideia central da redação
- Ideias secundárias e complementares
Recursos obrigatórios
Clareza
O principal aspecto que este texto deve ter é a clareza, com uma análise que faça sentido, coerência e coesão. Devemos ter cuidado para não perder a lógica quando estamos parafraseando a ideia do autor. O objetivo da análise é facilitar a compreensão do que estamos lendo, não complicá-lo.
semelhança
Apesar de ser uma análise pessoal e de todos termos ideias e perspectivas diferentes, a ideia é estar alinhado com o tema principal. Pode ser diferente do que o autor disse, mas não sai da ideia central do tema. Bem, o objetivo não é mudar o que o autor queria transmitir aos leitores.
Precisão
É importante formar frases que não sejam muito longas, mas que sejam objetivas sem serem incompletas. Além de parágrafos que não ultrapassem 8 ou 9 linhas, pois não queremos que seja tedioso de ler. Por vezes pode acontecer que textos demasiado longos, para além de aborrecidos, percam a ideia central que pretendem dar a conhecer.
Como realizar uma síntese corretamente?
Para preparar uma síntese bem-sucedida, mostramos os passos que você deve seguir:
- Leia o tópico com atenção e detalhes
- Se necessário, leia várias vezes e sublinhe as ideias que achar importantes.
- Faça um rascunho onde você faz a análise de tudo que você entendeu
- Faça de cada parágrafo uma ideia central para que seja fácil de entender
- Use conectivos que dão sentido ao texto
- Coloque todas as partes que complementam uma síntese, para que ela não perca sua essência.
Partes de uma síntese
Começar
Apresentamos brevemente o tema, o autor que o escreveu e a que tema o texto pertence. É a forma como explicamos sutilmente como funciona uma síntese e porque estamos falando sobre o tema que escolhemos abordar.
Desenvolvimento
Esta é a abordagem geral do tema, todas as ideias que queremos destacar dele. Nela, a lógica, a coerência e a relação entre todas as ideias devem estar presentes para que representem a análise que buscamos realizar.
Conclusão
É o fechamento do resumo que fizemos. Aqui colocamos as ideias finais que obtivemos com a leitura de todo o tema e a reflexão que fizemos sobre ele. É importante colocá-lo porque dá um fim a todo o texto que fizemos, dando de alguma forma a solução que se buscava ou o que o leitor queria saber.
Importância de sintetizar
Esse tipo de texto contém grandes benefícios, pois estimula e desenvolve a compreensão da leitura. Todos temos diferentes perspetivas e opiniões sobre um determinado assunto, pelo que é importante partilhá-las e trocá-las. Além disso, pratica-se a forma correta de leitura, respeitando a coerência e os sinais de pontuação.
A síntese é uma ferramenta usada para muitos propósitos quando você deseja implementar a análise como um método de leitura. Por outro lado, nos permite ampliar nossos conhecimentos de qualquer tipo, tornando-nos pessoas com mais cultura e compreensão das ideias alheias. No entanto, devemos ter o cuidado de cumprir as etapas para realizá-lo, pois sua essência está em unir início, desenvolvimento e conclusão em um todo que pode ser entendido sem a necessidade de colocar os títulos.
Se o artigo sobre como funciona uma síntese foi útil para você, também temos: