É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funcionam as Comunidades Virtuais?
Hoje, a maioria das pessoas pertence a pelo menos um grupo online, seja por diversão ou como meio de trabalho. Geralmente o fazem com o objetivo de compartilhar experiências, opiniões, interesses, entre outras coisas, além de estabelecer novas amizades. continue lendo e aprenda como funcionam as comunidades virtuais.
interação online
A interação é a ação que leva as pessoas a se socializar e se encontrar com outras pessoas ou grupos. Mas hoje, graças à existência das redes, a interação tornou-se o meio comum de interagir. A tecnologia facilita a comunicação do ser humano, sendo este o aspecto mais influenciado pelo progresso digital.
A interação pela web permite que você compartilhe quase tudo em tempo real, independentemente do ambiente geográfico. Incentiva, inclusive, o fortalecimento dos vínculos primordiais das relações afetivas e trabalhistas. Como consequência, são criados espaços digitais para as pessoas interagirem na Internet, os quais são conhecidos como comunidades virtuais.
Como funcionam as comunidades virtuais?
Uma comunidade virtual é um grupo de indivíduos que incentiva as pessoas a interagir para que compartilhem suas experiências e opiniões. E, portanto, sentem que fazem parte de algo importante. Os meios que utilizam para interagir são os canais ou mídias eletrônicas e digitais.
Normalmente essas comunidades são regidas por certas regras e quem decide participar concorda em respeitá-las. Também é aconselhável definir as obrigações e direitos de todos os membros. Para que os conflitos cibernéticos sejam evitados por causa das relações que são geradas ao reunir muitas pessoas. Eles devem ainda garantir o anonimato, proteger contas de e-mail, informações pessoais e salvaguardar a liberdade individual.
Comunidades virtuais: aspectos gerais
Uma comunidade virtual é formada por pessoas que se unem por um objetivo comum e alcançá-lo depende de seu nível de comprometimento. Como conseqüência desse compromisso, são geradas certas hierarquias originadas pelo relacionamento entre os participantes. Abaixo estão os principais elementos que identificam o funcionamento das comunidades virtuais.
- Objetivo, ou propósito comum, além de “objetivos individuais ou pessoais”, que podem diferir do objetivo comum e muitas vezes estão ocultos.
- Identidade de grupo, ou sentimento de pertencimento do qual depende o sucesso das comunidades virtuais.
- Médio, normalmente o ponto de encontro é um fórum, mailing list ou rede social.
- A liderança é exercida por quem estabelece as regras e os objetivos; e no início é ele quem forma a comunidade.
- Comprometimento, uma comunidade funciona perfeitamente de acordo com o nível de comprometimento de seus membros.
- Reconhecimento: quanto mais integrantes participarem, maior será a recompensa que obterão e, portanto, ocuparão cargos de maior hierarquia com maiores vantagens individuais.
- Hierarquia, está ligada ao modo de reconhecimento, significa respeito.
Todas as comunidades virtuais são baseadas em certas bases comuns que são: interação, afiliação, protocolo comum e moderação. Sem eles, as comunidades virtuais não funcionariam adequadamente.
Agora que você aprendeu como funcionam as comunidades virtuais, sabe que pertence a uma delas, como Facebook, WhatsApp e Twitter.