O Que é e Como Funcionam as Notas Promissórias?

Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funcionam as Notas Promissórias?

Na área da contabilidade, trabalhamos com determinados tipos de documentos que suportam as diferentes transações que se realizam numa empresa. Alguns são de uso interno e outros de uso externo, estes últimos preparados por terceiros ou emitidos para terceiros que não trabalham para a organização. continue lendo e aprenda como funcionam as notas promissórias.

Documentos contábeis

Os documentos contabilísticos são aqueles que servem de suporte a determinadas transacções efectuadas por uma empresa. Algumas representam compromissos assumidos com terceiros, enquanto outras são garantias de dívidas a receber, sejam de prestação de serviços ou de vendas a prazo. Uma delas são as chamadas notas promissórias.

Com este documento escrito, uma pessoa física ou jurídica concorda em pagar outra certa quantia em dinheiro na data acordada. Apesar de serem semelhantes a uma letra de câmbio, não são iguais, são usados ​​apenas para casos de recursos financeiros e são emitidos pelo credor. Por outro lado, as notas promissórias são elaboradas pelo próprio devedor, sejam elas pessoas físicas, jurídicas ou o Estado.

Como funcionam as notas promissórias?

As notas promissórias são emitidas contra conta corrente, admitindo inclusive serem pré-datadas. Estes exigem aguardar a data de vencimento neles indicada para serem apresentados para cobrança. Caso não seja pago, o titular tem o direito de protestar no prazo de 5 dias após a data de vencimento.

tipos de notas promissórias

Existem vários tipos de notas promissórias dependendo da forma de cobrança, função ou modo de emissão. Alguns deles são:

O Que é e Como Funcionam as Notas Promissórias?
  • À ordem e não à ordem: pode ser endossado para transferir o direito de cobrança a um terceiro; ou podem não admitir endosso.
  • Bancários e não bancários: se são impressos por um banco em formato próprio; ou emitidos por empresas.
  • Truncáveis ​​e não truncáveis: podem ser carregados sem ter o físico em mãos, ou seja, por meio eletrônico graças a um código de barras presente nele. Aqueles que não podem ser truncados só podem ser coletados com um documento em mãos.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Edifícios Sustentáveis?

Notas promissórias: características gerais

No funcionamento das notas promissórias, apenas intervêm o emitente, obrigado a pagar, e o beneficiário, que receberá o valor indicado na nota promissória na data acordada. Em alguns casos, intervém um terceiro, que atua como fiador, que é o fiador do pagamento da livrança.

Estrutura das notas promissórias

Este documento deve ter 9 partes para ser considerado correto e estar protegido por lei. Data e local de emissão; nome da entidade e seu escritório; nome completo do beneficiário, seja pessoa física ou jurídica. Indique a data e o local onde será efetuado o seu cancelamento; detalhes da conta do emissor; ter o termo “nota promissória” como título do documento.

Além disso, o identificador do código de barras, que é utilizado para informatizar o documento. Por fim, a assinatura do emissor, que deve ser feita manualmente.

Agora que você sabe como funcionam as notas promissórias, pode elaborá-las sem omitir nenhuma das informações necessárias para que sejam consideradas legais.

Pode lhe interessar:

Não perca o próximo conteúdo em vídeo!: Nota promissoria como funciona parte 1