Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona o Hórus?
Como funciona o Hórus é a pergunta que percorre nossos pensamentos. Como o vôo de uma poderosa águia nas altas alturas dos céus celestiais e das noites profundas. Quando observamos misteriosamente o olhar apurado dessas aves, grandes e velozes asas que desafiam o vento, e bicos fortes como pedra. Lembrando os tempos em que eles eram adorados como deuses.
Quem é Hórus?
Para entender como funciona Horus, é importante conhecer o significado etimológico da palavra Horus, história de Horus e suas características.
Hórus: sua história
Para entender a história de Hórus é necessário situar-se no período histórico conhecido como Pré-dinástico. Este período histórico remonta ao intervalo de tempo entre a primeira dinastia histórica e seus antecedentes. Espaço de tempo tão longo quanto a homogeneidade sem a presença de quebras o permite, chegando a tocar o início do Neolítico no vale do Nilo. Sua origem se deve então muito provavelmente à observação ingênua dos primeiros povos egípcios, à natureza que ele a transformou em uma soma de divindades.
De onde não conseguiu escapar o falcão peregrino, que pairando pelos céus tornou-se uma imagem de adoração. Quando o Egito foi unificado. Primeiro o Baixo Egito (reino no norte) e depois o Alto Egito (reino no sul). Convergindo em um único Estado, as divindades também foram unificadas sob o deus Hórus.
Uma das histórias de nascimento mais legítimas de Hórus o coloca como o filho biológico entre Osíris e Ísis.. Embora para entender esta história devemos voltar antes mesmo de seu nascimento. Quando os deuses e irmãos Geb, deus da Terra, e Nut, deusa do céu, ofereceram o governo do Egito a seus quatro filhos. As divindades Osiris, Seth, Isis e Neftitis.
Osiris era filho da união de Nut e Ra. Enquanto Isis da união entre Nut e Thoth. O que colocou Osíris e Ísis em posições de superioridade. Glorificando o ciúme de Seth desde o início. Ciúme que se intensificou quando Osíris reivindicou a coroa como filho de Rá. O que levou Seth a planejar a morte de Osíris.
Após a tentativa frustrada de assassinar Osíris por Seth durante uma festa onde ele armou uma armadilha, trancando-o em um baú e jogando-o nas águas para se afogar. Mas tento deixá-lo frustrado porque foi salvo por Ísis. Seth rasgou Osisris em 14 partes, espalhando as partes por todo o Egito. Mais ao qual porém Isis conseguiu encontrar as peças e reconstruí-lo. Procriando Horus com seu marido, que estava escondido no pântano.
Hórus se prepara para enfrentar Seth e recuperar a coroa do Egito, que havia sido roubada por ele. O que ele consegue anos depois. Começando uma guerra entre Horus e Seth.
Características de um Deus Falcão: Hórus
Entre as características e traços que definem Hórus estão:
- Ele é descrito como um falcão ou homem com cabeça de falcão.
- Ele também foi representado como um disco solar com asas de falcão estendidas.
- Ele é filho de Osíris e Ísis.
- irmão de Anúbis. O deus chacal, é adotado por Ísis e Osíris.
- Salvo e educado pelo deus Thoth.
- Responsável por recuperar a coroa do Egito, tirando-a de seu tio Seth.
- Entre seus poderes está a capacidade de projetar energia solar.
- Paralise seus inimigos.
- Como um falcão, tem um olhar penetrante.
- Inteligente e astuto.
- Ele cumpre a responsabilidade com Anúbis, de proteger a passagem dos defuntos, do mundo dos vivos para o mundo dos mortos.
Agora que você sabe como funciona Hórus, o deus dos céus, da próxima vez que encontrar uma águia ou um falcão, você vai apreciá-los de outra perspectiva.
Tenho certeza que você também vai gostar dos seguintes itens: