É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funcionam as Praias?
São os espaços preferidos de milhões de seres humanos e quase sempre a primeira opção quando temos momentos de lazer. Apreciada por pequenos e graúdos, embora nem todas tenham areia fina e grandes palmeiras, esta imagem se consagrou como ícone. Vamos mergulhar em seus domínios e aprender como funcionam as praias.
Quais são as praias?
As praias são extensões de superfície praticamente plana, com leve declive, localizadas às margens de rios e às margens de mares e oceanos. São formados por sedimentos acumulados devido às ondas, marés, correntes marítimas, ciclos de erosão, tempestades e ação do homem. Tudo isso pode modificar a aparência da praia e causar seu desaparecimento.
A zona costeira apresenta um relevo suave com sedimentos finos, enquanto a parte posterior costuma ser mais escarpada e rochosa. Esta parte de trás só é atingida pelas ondas durante fortes tempestades. Como isso afeta pode ser visto aprendendo mais sobre como os oceanos funcionam.
As praias são um habitat instável onde plantas e animais são expostos a condições dinâmicas e em constante mudança. No entanto, eles registram certos padrões diários e sazonais que favorecem a vida de vários organismos vegetais e animais.
Curiosamente, as praias funcionam como filtros gigantescos. De fato, toda vez que uma onda quebra, a água se espalha pelos bancos de areia. Quando essa água baixa, ela volta filtrada e livre de muita matéria orgânica e outros detritos. São também poderosos atrativos turísticos que atraem milhares de pessoas dependendo da época.
Como funcionam as praias?
A praia é um relevo dinâmico e sujeito a alterações permanentes. É também um assentamento de sedimentos não consolidados que tende a conter areia e cascalho. De facto, os sedimentos das praias variam na sua composição consoante as fontes que os alimentam. Podem ser terrígenas, biogênicas ou mistas.
Os primeiros vêm da crosta terrestre, como silicatos, micas e minerais como ferro e magnésio. Estes são transportados por rios do interior para a costa. Os biogênicos emanam do mar ou oceano e são essencialmente restos de conchas e pedaços de carbonato de cálcio de organismos marinhos.
Por outro lado, o gradiente ou inclinação da praia depende da formação pela ação das ondas. Este, como referido, é o principal agente natural de alteração da forma da praia, no entanto, não é o único.
Tipos de praias existentes no planeta
Dois grandes grupos de praias foram classificados dependendo se seus sedimentos estão ou não presos pela topografia.. Estes são chamados de gratuitos e bloqueados. O primeiro grupo inclui as praias de cauda de cometa, que se desenvolvem atrás de ilhotas ou recifes e paralelas ao swell médio.
Também inclui as praias do tombolo que unem a costa com um ilhéu. O segundo grupo são aquelas praias localizadas perpendicularmente ao swell médio. Como os estpans da linha costeira, que são em forma de arco e tendem a ser muito estáveis.
Se o acima sobre como as praias funcionam parece útil para você, você também pode gostar de ler sobre: