O Que é e Como Funcionam os Animais Marinhos?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funcionam os Animais Marinhos?

Alguns são mais famosos que outros, às vezes por serem temíveis e outros por suas façanhas, embora ambas as concepções possam ser fictícias ou reais. No entanto, existem inúmeros seres vivos que vale a pena conhecer em ambientes marinhos. Portanto, aqui vamos aprender sobre como funcionam os animais marinhos

O que são animais marinhos?

Para dar entrada em um tema tão amplo, é útil definir quem ou o que são animais marinhos. Assim, temos que esse grupo é formado por organismos do reino animal que habitam o mar. existe uma grande variedade de formas de vida, desde organismos unicelulares microscópicos até mamíferos.

Neste sentido, refira-se que no meio marinho existem pelo menos 14.000 espécies de peixes e 160.000 de organismos invertebrados. Os estudiosos da fauna marinha dividiram o mar de acordo com a profundidade em três níveis: iluminado, crepuscular e abissal. Observou-se que, à medida que a profundidade aumenta, o número de seres vivos diminui.

Vale ressaltar que, apesar do amplo conhecimento das formas de vida existentes no oceano, ainda há muito a ser descoberto. Afinal, o mar é o nicho ecológico de uma infinidade de espécies e talvez ainda guarde novidades para a ciência.

Como funcionam os animais marinhos?

O Que é e Como Funcionam os Animais Marinhos?

Após este vislumbre da vida em ambientes aquáticos salgados, podemos falar sobre como funcionam os animais marinhos. Definitivamente, São um grupo diferenciado por viver no mar ou passar parte da vida nele.. Consequentemente, as espécies que aí vivem apresentam características comuns, associadas à alimentação e respiração, entre outras.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona Comunidade Virtual Vs Rede Social?

Assim, dentro das espécies marinhas, a base da cadeia alimentar é o fitoplâncton, ou seja, um grupo de organismos fotossintéticos microscópicos. Além disso, consomem algas macroscópicas e plantas aquáticas. Além disso, alimentam-se de zooplâncton (organismos microscópicos não fotossintéticos) e do resto da fauna marinha.

Em geral, os animais marinhos precisam absorver oxigênio dissolvido na água para respirar. Então, Os peixes absorvem a água pela boca, levam-na para as brânquias ou brânquias, que absorvem o oxigênio e expelem a água.. Esponjas marinhas, anêmonas e águas-vivas retiram oxigênio da água por difusão. Mamíferos marinhos como baleias, golfinhos e morsas vêm à superfície para obter oxigênio do ar através de seus pulmões.

Curiosidades dos animais marinhos

Estes são os mais diversos do planeta; tanto que alguns deles não habitam o mar o tempo todo. Ou seja, eles não completam todo o seu ciclo de vida dentro dele e precisam de corpos de água doce ou da superfície da terra para completá-lo. Como exemplo podemos apontar os salmões, pinguins, focas e leões marinhos.

Como mecanismo de defesa contra predadores, alguns peixes são cobertos por espinhos e pontas afiadas que podem injetar toxinas. Entre estes, destacam-se o peixe-pedra, o leão, o ouriço e o baiacu. Em grandes profundidades, alguns peixes apresentam uma nadadeira com efeitos de luz que se projeta do corpo e atrai as presas. Exemplos disso são o peixe-sapo, a cobra e o peixe-machado.

Se o que contamos sobre como os animais marinhos funcionam foi interessante para você, então você pode querer ler sobre:

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!

Deixe um comentário