Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funcionam os Distúrbios do Sono?
Dormir bem é algo que devemos fazer para poder descansar e gozar de boa saúde. No entanto, isso nem sempre é possível devido a vários fatores. Como trabalho, universidade, estresse, ansiedade, etc. Todos esses elementos perturbadores podem arruinar nosso sono. E ainda, podem nos levar a desenvolver um distúrbio do sono. A seguir explicamos como funcionam os distúrbios do sono.
distúrbios do sono
Apesar do que se possa pensar, para muitas pessoas, dormir não é uma tarefa fácil. Há um grande número de fatores na vida de uma pessoa que dificultam o sono. Essas dificuldades de sono afetam várias áreas da sua vida. Como desempenho no trabalho, relacionamento interpessoal, desempenho acadêmico e até saúde mental e física. Dessa forma, podemos ver que dormir bem é algo muito importante.
Os distúrbios do sono são diversos e às vezes podem ocorrer na vida normal. Porém, quando essas alterações tornam-se persistentes, intensas e interferem no funcionamento normal. Então, pode-se dizer que estamos falando de um distúrbio do sono. Persistência e intensidade são características que nos ajudam a entender como funcionam os distúrbios do sono.
Nesse sentido, os distúrbios do sono são quadros clínicos nos quais o ciclo sono-vigília normal está alterado. A gravidade do quadro pode variar de caso para caso. Mas, em todos os casos, os sujeitos com distúrbios do sono manifestam insatisfação com a duração e a qualidade do sono.
Como funcionam os distúrbios do sono?
Continuando com o acima, dentro do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V). Existe uma categoria dedicada especialmente aos distúrbios do ciclo sono-vigília. Entre os distúrbios que encontramos nesta categoria estão: Distúrbio de insônia, distúrbio de hipersonia, narcolepsia, distúrbios do sono relacionados à respiração, distúrbios circadianos do sono-vigília.
Além disso, existem distúrbios do despertar do sono não REM, distúrbios do pesadelo, distúrbios comportamentais do sono REM. Da mesma forma, temos a síndrome das pernas inquietas e o distúrbio do sono induzido por substâncias. Conhecer todos esses distúrbios nos ajuda a entender como funcionam os distúrbios do sono. Cada um deles tem um quadro clínico bem diferenciado do outro.
A prevalência de distúrbios do sono na população também varia dependendo do distúrbio. Da mesma forma, existem características associadas ao gênero e à idade que são especificadas no manual. Dentro disso, além disso, podemos encontrar todos os critérios que justificam o diagnóstico. Nessa mesma ordem de ideias, os distúrbios do sono são considerados sinais importantes de distúrbios médicos.
Consequências dos distúrbios do sono
Os distúrbios do sono, independentemente do tipo, prejudicam a qualidade do sono. Assim sendo, prejudicar a capacidade regenerativa do corpo. Assim, a funcionalidade do corpo diminui e o sujeito não consegue responder adequadamente às demandas do ambiente. Desta forma, os distúrbios do sono invadem todas as esferas da vida diária.
Finalmente, se esta informação sobre como funcionam os distúrbios do sono o ajudou. No nosso site pode consultar outros artigos interessantes: