Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funcionam os Sensores Map?
Normalmente um veículo possui uma infinidade de dispositivos elétricos que se encarregam de monitorar suas situações operacionais. Estes são chamados de sensores e são responsáveis por capturar as informações e enviá-las aos computadores para interpretação. continue lendo e aprenda como funcionam os sensores MAP.
sensores automotivos
A quantidade de sensores que um veículo possui é muito diversa, e deles depende o bom funcionamento de um veículo. São componentes elétricos que muitas vezes também são chamados de atuadores, sondas ou transmissores. Estes aparelhos são fabricados de forma a suportarem as situações mais adversas, como sujidade, humidade, temperaturas, campos eletromagnéticos, etc. Tendo em conta a função que cumprem, classificam-se como:
- Segurança: sensor de velocidade, inclinação, etc.
- Vigilância: sensor de pressão dos pneus, sensor de presença do veículo.
- Regulação e controle: por exemplo, sensores ABS (freios antitravamento), ESP (estabilidade) e o sensor MAP que explicaremos a seguir.
Como funcionam os sensores MAP?
O Sensor de Pressão Absoluta do Coletor ou simplesmente sensor MAP é responsável por medir o volume de ar dentro do coletor de admissão.. Este tipo de sensor é ativado pela detecção da pressão no coletor de admissão depois que o ar entra no corpo do acelerador. A ECU então determina o volume de ar de admissão a partir da fórmula que calcula a relação entre a velocidade do motor e a pressão do coletor.
Caso o sensor MAP falhe, a mistura ar-combustível é afetada, pois o computador perde a capacidade de calcular o volume exato de combustível a ser entregue na câmara de combustão.
Sensores MAP: aspectos gerais
Quando a maneira como os sensores MAP funcionam está em más condições, pode ser por vários motivos. Um deles se deve ao manuseio incorreto, já que devido aos seus componentes eletrônicos é uma peça muito delicada.. Também pode ser devido à umidade do ar que entra pela admissão no sensor ou quando há vazamentos de vácuo no coletor de admissão. Finalmente, devido a conectores e fiação em mau estado.
Existem dois tipos de sensores, o sensor de mudança de frequência e o sensor de mudança de tensão.
Diagnóstico
Para verificar se o sensor MAP está colocado no lado do passageiro acima do compartimento do motor. Então é confirmado se os cabos estão em boas condições e conectados; e que a mangueira de aspiração está limpa. Agora, se o sensor MAP do seu carro for de frequência, ele é verificado com um tacômetro, mas se for de tensão, o voltímetro é usado.
Em seguida, desconectamos o sensor e giramos a chave de ignição, mas sem o motor ligado. Medimos a tensão e se flutuar, então está bom. Caso contrário, você deve levar o carro ao mecânico para substituí-lo.
Agora que você sabe como os sensores MAP funcionam, você pode determinar se o sensor do seu veículo está com defeito.
Pode lhe interessar: