No artigo de hoje do nosso blogue falamos sobre isso: Como baixar mapas do Google Maps no Android e iPhone iPad iOS.
No artigo que estamos tratando, queremos dizer a você como baixar mapas do Google Maps para dispositivos Android e iOS iPhone iPad para usá-los no modo off-line sem conexão .
Como você bem sabe, muitos usuários hoje usam a plataforma do Google Maps para navegar e se deslocar de um lugar para outro, até mesmo para o cálculo de rotas .
A conexão de dados é geralmente usada para receber atualizações sobre o tráfego ou rotas de transporte público.
Tudo isso levando em consideração que possuímos conexão com a Internet e que é possível receber este tipo de atualizações através do aplicativo.
No entanto, se, se necessário, não tivermos essa conexão de taxa de dados de Internet, um relacionamento correto não seria possível, uma vez que não temos os mapas em nosso celular.
Por isso, se você está planejando uma viagem sem conexão à Internet e precisa usar a navegação do Google Maps, é interessante saber como fazer o download de áreas e mapas do Google Maps para o seu celular .
Este é um ótimo utilitário para viajantes ou para aqueles que simplesmente não querem consumir taxas de dados e só recebem atualizações quando estão conectados via wi-fi.
Bem, então vamos lhes contar como é o processo para baixar a cartografia do Google Maps para poder navegar sem ter uma conexão com a Internet.
Lembre-se que a desvantagem de tudo isso é que não é possível receber atualizações que exijam uma conexão com a Internet, como o estado do tráfego.
Etapas para baixar mapas e áreas do Google Maps no Android e iOS para uso off-line
Lembre-se que esta função pode ser aplicada quer você trabalhe com um celular ou um tablet, portanto o processo tem características semelhantes.
No caso de tablets, lembre-se que deve ter uma antena GPS interna incorporada como as que vimos neste artigo .
Outra ação recomendada é que realizemos esta ação quando estivermos conectados via Wi-Fi, pois desta forma não consumiremos dados de nossa tarifa.
Devemos também ter uma certa quantidade de espaço disponível na memória interna do telefone ou ter um cartão SD inserido com espaço suficiente.
Embora na realidade e como você verá, não ocupe muito espaço, tudo depende da quantidade de mapas que precisamos baixar.
- Em primeiro lugar, e claro, devemos ter o aplicativo Google Maps instalado em nosso dispositivo
- Em seguida, executamos a área que nos interessa da barra de pesquisa superior, como: Oviedo
- Ele retornará um resultado da pesquisa e da mesma forma no topo da tela devemos pressionar as três linhas horizontais .
- A janela lateral do aplicativo irá rolar e deve-se selecionar a opção Mapas off – line .
- O próximo passo é selecionar a opção Selecionar seu próprio mapa e um quadrado será aberto para selecionar a área que estamos interessados em baixar.
- Se quisermos selecionar uma área maior, teremos que ampliar a tela, desta forma, cobriremos uma área maior para usar sem conexão de dados à Internet em modo offline. O bom do aplicativo é que ele não informa o tamanho que ocupará o download da dita cartografia .
- A próxima etapa é simplesmente pressionar o botão Download.
Por padrão, os mapas cartográficos são armazenados na memória interna do nosso telefone ou no cartão SD, se assim o especificarmos.
Como usar os mapas baixados do GPS do celular ou tablet sem conexão
Uma vez que nossos mapas foram baixados, agora é possível usá-los offline para navegar sem consumir dados .
Para isso, temos diferentes opções para garantir que você não vai realmente consumir dados de nossa conexão com a Internet.
Um deles é do próprio aplicativo Google Maps.
No mesmo menu lateral é possível selecionar a opção Wi-Fi apenas para que o aplicativo só use a conexão à Internet quando estivermos conectados através de redes Wi-Fi sem fio.
A segunda opção e um pouco mais drástica, é deslizar o menu superior do nosso celular Android e desativar a opção de dados móveis .
Feito isso, como dizemos, usaremos a cartografia do Google Maps offline.
O uso do aplicativo não difere de forma alguma de como o faríamos se tivéssemos os dados conectados.
Assim, enquanto estivermos dentro da área que baixamos, poderemos consultar e navegar sem a necessidade de uma conexão com a Internet.
Como gerenciar o mapeamento do aplicativo
Do Google Maps, também nos oferece a opção de gerenciar os mapas que baixamos.
Desta forma, é possível renomeá-los caso queiramos identificá-los de forma mais simples.
Além disso, a partir da própria opção de mapas off-line, é possível realizar diferentes ações em cada um dos mapas baixados, como:
- Atualizar
- Ver
- Mudar de nome
- Livrar-se de
Desta forma, se os mapas que já baixamos não forem utilizados, é possível excluí-los da memória interna do telefone ou do cartão SD.
Como você pode ver, todo o processo é muito simples e basta conhecer as opções já mencionadas.