No artigo vemos como passar uma rota do Strava para o Google Maps ou Google Earth.
Desde há algum tempo, aplicativo strava tornou-se uma das aplicações mais populares para atividades desportivas.
Isso ocorre porque o aplicativo oferece muitos recursos úteis para os amantes do esporte, como a capacidade de criar rotas personalizadas, acompanhar o progresso de seus treinos ou compartilhar suas atividades com outros usuários.
Um dos recursos mais úteis do Google Maps e Google Earth é a possibilidade de importar rotas de outros aplicativos, como Strava.
Isso é especialmente útil se você já tem uma rota favorita no Strava e deseja segui-la no Google Maps ou no Google Earth.
Como transferir uma rota do Strava para o Google Earth
Felizmente, é muito fácil importar rotas do Strava para o Google Maps. Continue lendo para descobrir como fazê-lo.
Nos seguintes seções, vemos as etapas para fazê-lo.
- Obtenha o arquivo GPX da rota do Strava
- Transformação do arquivo GPX em KML
- Importação do arquivo KML ou KMZ no Google Earth
Obtenha o arquivo GPX da rota do Strava
Strava é um aplicativo de rastreamento GPS esportivo que permite aos usuários gravar e compartilhar suas atividades de exercícios. O aplicativo pode ser usado para corrida, caminhada, ciclismo e outros esportes.
Antes de começar, é importante observar que Strava só permite a exportação de rotas através de seu site. Isso significa que você não poderá baixar uma rota diretamente do aplicativo.
- Faça login no Strava e vá para sua página de perfil.
- Na seção “Atividades”, selecione a atividade que deseja baixar.
- Na parte de exibição do mapa, selecione «Export GPX».
- A rota será salva como um arquivo GPX que será usado para levá-la ao Google Earth ou Google Maps.
Transformação do arquivo GPX em KML
Existem vários conversores de arquivos GPX para KML. Trata-se de uma transformação muito útil para poder visualizar nossos dados em um mapauma vez que os arquivos GPX (sigla para GPS eXchange) são usados por muitos dispositivos GPS para armazenar informações sobre nossas rotas ou atividades.
- Por converter nosso arquivo GPX para KMLpodemos usar o site gpsvisualizer. com.
- A primeira coisa que devemos fazer é enviar o arquivo GPX para a plataforma, que baixamos anteriormente do Strava.
- Depois que o arquivo for carregado, no menu suspenso que encontramos logo abaixo, devemos selecionar a opção Google Earth.
- Em seguida, devemos pressionar o botão Mapear!.
- Na próxima tela é possível baixar o arquivo KML ou KMZ que será gerado, onde estão disponíveis todas as informações obtidas do arquivo GPX.
Importação do arquivo KML ou KMZ no Google Earth
KML (Keyhole Markup Language) é uma linguagem de marcação de dados geográficos que pode ser usada para representar informações sobre lugares em um mapa. O KML pode armazenar dados sobre lugares e objetos na Terra, como pontos de interesse, rotas e regiões.
Os arquivos KML podem ser abertos no Google Earth de forma nativa ou em qualquer outro aplicativo compatível com o formato, como o Google Maps.
- Para abrir um arquivo KML no Google Earth, basta clicar em “Arquivo” e depois em “Abrir”. Em seguida, selecione o arquivo KML que deseja abrir e clique em “Abrir”.
- Uma vez importado o arquivo para o Google Earth, agora é possível consultar as informações de rota nele armazenadas.
É possível, por exemplo, gerar um perfil longitudinal da rota ou calcular a diferença de altura entre dois pontos, entre outras ferramentas de análise.
Desta forma, já passamos a rota do Strava para o Google Earth.
Como importar uma rota do Strava para o Google Maps
O processo para transferir uma rota do Strava para o Google Maps é semelhante ao visto anteriormente com o Google Earth, embora neste caso seja possível pular o ponto de transformar o arquivo GPX em KML, pois o Google Maps suporta esse formato de arquivo.
Dessa forma, partimos do caso em que já temos nosso arquivo GPX, que baixamos do Strava e queremos importar no Google Maps. Se você não sabe como obter o arquivo GPX, verifique a seção anterior.
Para isso devemos acesso https://mymaps.google.com/ que é a plataforma do Google Maps onde podemos crie nossos mapas personalizados.
- Primeiro selecionamos a opção criar novo mapaum botão vermelho é exibido no canto superior esquerdo.
- Uma vez criado é possível dê-lhe um nome caso queiramos identificá-lo mais tarde.
- No lado esquerdo uma janela é exibida com informações sobre camadas, compartilhamento, etc. Estamos interessados no link destacado onde diz Importar.
- Ao clicar navegamos pelo nosso disco e selecione o arquivo GPX que havíamos baixado anteriormente do Strava.
- Ao fazer o upload, as informações do arquivo GPX serão abertas no Google Mapsdesta forma conseguimos transferir a rota do Strava para o Google Maps.