Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Acusação?
O sistema de justiça é um dos mais essenciais em cada país. Pois bem, uma sociedade só pode funcionar se a segurança jurídica for garantida a cada um de seus cidadãos. Cada sistema de justiça em cada país tem uma série de atores essenciais no processo. Sem esses atores, a segurança jurídica não poderia ser garantida. E, dentre eles, destaca-se o Ministério Público, tornando-se assim imprescindível e quase imperativo conhecer como cidadãos Como funciona a acusação?
Qual é a acusação?
Quando se fala do Ministério Público, faz-se referência ao órgão ou instituição encarregada de representar o Estado no processo judicial. É, portanto, esse órgão representado à frente do Ministério Público que zelará pelo respeito e cumprimento do interesse público e buscará sempre a justa aplicação da justiça.
No afã de zelar pelos interesses da coletividade, o Ministério Público também tem amplas funções, que vão desde a apuração dos fatos até mesmo a titularidade da ação penal e a capacidade de denunciar.
Estrutura da acusação
Como qualquer outra organização ou instituição governamental, a promotoria tem sua própria estrutura interna. Desta forma, mantém-se uma ordem hierárquica dentro da organização que nos permite compreender como funciona a acusação. Nesse sentido, embora o nome do cargo possa variar de acordo com o sistema de cada país, o Ministério Público tem a seguinte estrutura:
- O procurador-geral da república ou procurador da nação: é o representante máximo do órgão a nível nacional.
- procuradores supremos.
- Procuradores seniores.
- Procuradores provisórios ou provisórios.
Note-se que cada uma das promotorias conta, por sua vez, com um procurador titular e dois procuradores auxiliares ou provisórios. Isso junto com uma secretária e o advogado assistente.

funções do procurador
É um dos órgãos mais importantes dentro do sistema judicial de qualquer nação. Isso porque se trata de quem representa de certa forma o Estado e seus interesses, inclusive, há quem diga que se trata dos verdadeiros advogados do Estado e de seus habitantes. Por esta razão, o Ministério Público tem um amplo portfólio de funções, entre as quais se destacam:
- Diz-se que a acusação é titular da ação penal, o que se traduz na sua capacidade de investigar e acusar. Ou seja, o Ministério Público tem a possibilidade e obrigação de realizar todas as investigações que julgar necessárias ao esclarecimento do fato e também a possibilidade de formalizar a acusação perante o juiz.
- Também é preciso entender que sua única função não é acusar, pois se a investigação mostrar que a pessoa é inocente, caberá ao Ministério Público requerer a destituição ou, na falta de determinados elementos, ao fiscal arquivo.
Como funciona a acusação?
Este órgão de vital importância dentro do sistema judiciário de qualquer país tem duas formas essenciais de funcionamento, quais sejam:
Ex officio:
Caso o próprio Ministério Público tenha dúvidas ou suspeitas sobre uma situação criminal, pode ele próprio, sem necessidade de denúncia, apurar o facto e, se for punível, apresentá-lo perante os tribunais.
A pedido da parte:
Nesse caso, o Ministério Público atua por meio de denúncia recebida. Ou seja, algum cidadão se aproxima de seus escritórios e os informa sobre uma situação criminal, própria ou não, e pede que se concentrem em sua investigação.
É fundamental que cada cidadão saiba que o país onde se encontra responde eficazmente quando a sua segurança é afetada. É por isso que cada país tem um sistema de justiça ajustado às suas necessidades. Sendo o Ministério Público uma das peças mais importantes desse sistema, o que torna quase imprescindível que cada pessoa saiba como funciona o Ministério Público, já que ele será o encarregado de receber e resolver suas denúncias.
Você também pode estar interessado em: