O Que é e Como Funciona a Arqueologia?

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Arqueologia?

Hoje procuramos estudar as diferentes sociedades antigas através de restos materiais, é por isso que hoje contamos a você como funciona a arqueologiauma ciência capaz de estudar as mudanças nas sociedades e dar um exemplo vivo de como eram as vidas antigas.

O que é arqueologia?

O nome desta ciência vem do grego archaios que significa velho ou antigo e logos que significa ciência ou estudo. É considerada uma ciência social da antropologia. Na arqueologia, a história humana é estudada através dos diferentes vestígios, tanto fósseis como materiais, sendo uma análise bastante rigorosa para alguns cientistas. Estuda-se a história de mais de 3,3 milhões de anos atrás, chegando às últimas décadas.

Seu estudo é bastante amplo, pois envolve outras especialidades como Geologia, Paleontologia, Antropologia, História, História da Arte, Física, Química, Literatura entre outras. Ou seja, estuda os contextos sequenciais temporais em regiões, comunidades, áreas locais, túmulos, etc.

Como funciona a arqueologia?

Os arqueólogos reconstroem a história e a vida das populações mais antigas usando diferentes técnicas que evoluíram. A arqueologia concentra-se na Era Antiga, Pré-história, Idade Média e Idade Moderna.

O Que é e Como Funciona a Arqueologia?

Dentro da arqueologia existem vários ramos importantes que ajudam a classificar os tipos de vestígios encontrados, como:

arqueologia contextual

Este tipo de arqueologia se concentra em estudar as diferentes associações que influenciaram a sociedade como vários objetos e formas.

etnoarqueologia

Estudar as sociedades vivas a partir das produções de obras artísticas, bem como os materiais que ainda se conservam.

arqueologia experimental

Estuda as reconstruções dos diferentes materiais que evidenciam a antiguidade, compreendendo o seu funcionamento na vida antiga.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Pinrel Funciona?

arqueologia cognitiva

A partir desses estudos, os pensamentos e formas simbólicas dos povos do passado são descobertos através dos diferentes materiais encontrados nas escavações.

arqueometria

Para este estudo, são utilizadas diferentes técnicas físico-químicas, que são aplicadas aos objetos em estudo. Isso provoca uma análise maior e mais profunda, a forma como foram manipulados, seu uso, etc.

Que trabalho faz o arqueólogo?

As pessoas que estudam essa ferramenta são chamadas de arqueólogos. Estes são responsáveis ​​por estudar qualquer material cultural encontrado nestes vestígios.

Aplicam o método de reconstrução de aspectos da vida dos humanos, que moldaram suas manifestações a partir de materiais por eles confeccionados. A ideia é ler esses restos para obter informações sobre os diferentes comportamentos dos humanos de diferentes épocas. O seu processo é realizado em duas áreas, no trabalho de campo e no laboratório. Se falamos do campo, desenvolve-se fundamentalmente na escavação e monitorização das jazidas.

Neste trabalho descobre os vestígios arqueológicos onde utilizam levantamentos topográficos, fotogrametria, atualmente com tecnologia utilizam fotografia drone, etc.

Já no trabalho de laboratório, analisam os vestígios obtidos, obtendo os relatórios para museus, projetos, investigações universitárias, etc. É por isso que o trabalho de um arqueólogo termina ao publicar os referidos resultados, dando a conhecer a sua descoberta através de publicações, conferências e muito mais.

Então você conhece como funciona a arqueologia e o maravilhoso trabalho dos arqueólogos, além disso, o quanto ela é importante para toda a humanidade e sua história.

Você pode estar interessado nestes outros artigos:

Não perca o próximo vídeo!

Deixe um comentário