Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Broncoscopia?
A poluição do ar e do ambiente pode influenciar a formação de doenças pulmonares. O desenvolvimento de vírus e sua absorção contribuem para complicações no sistema respiratório. Para encontrar uma solução segura em casos graves, os especialistas aplicam a broncoscopia. Se você quiser saber mais sobre isso, não hesite em saber abaixo como funciona a broncoscopia
O que é broncoscopia?
Desde um simples resfriado até uma bronquite grave, os indivíduos não são exortados a sofrer de alguma doença respiratória em algum momento de suas vidas. No entanto, a ciência e a medicina conseguiram desenvolver ferramentas e tratamentos que monitoram essas condições.
Ao falar dessa linha, podemos citar a importância da broncoscopia para a medicina. Este procedimento permite visualizar o interior dos pulmões, a fim de saber o que interrompe o correto funcionamento da respiração.
Na broncoscopia, utiliza-se uma câmera (flexível ou rígida) que permite um acesso preciso e cuidadoso às vias aéreas e aos pulmões. Dessa forma, o pneumologista consegue ter uma noção clara do que está acontecendo para administrar o tratamento indicado.
Finalidades para as quais a broncoscopia é aplicada
Graças aos avanços da medicina, esse procedimento pode ser utilizado em diversas áreas da saúde. O modo de funcionamento da broncoscopia permite a sua aplicabilidade para canalizar problemas respiratórios de duas formas:
broncoscopia diagnóstica
Este tipo de broncoscopia é o mais comum dentro da área de diagnóstico pulmonar. Além disso, o broncoscópio É usado para examinar as vias aéreas ou para a coleta de biópsias. A broncoscopia diagnóstica é usada em casos de câncer de pulmão, sarcoidose ou tosse crônica.
broncoscopia terapêutica
Como o próprio nome indica, este tipo de broncoscopia é utilizado para fins terapêuticos. Através de um laser ou através da crioterapia, a broncoscopia terapêutica pode remover secreções e objetos estranhos que se encontram e dificultam o funcionamento das vias aéreas.
Como funciona a broncoscopia e para que serve?
Conhecer os dois casos ou finalidades deste procedimento. É possível deduzir como funciona a broncoscopia e sua aplicação geral. Para iniciar a intervenção, é necessário aplicar uma série de medicações capazes de relaxar o paciente durante o procedimento.
Da mesma forma, o especialista deve administrar por via oral um anestésico que cubra a boca e a garganta. Depois de anestesiar as vias aéreas, o pneumologista começa a inserir lentamente um instrumento conhecido como broncoscópio.
Este instrumento possui uma pequena câmera, que permitirá ao médico obter imagens dos pulmões. Para capturá-los e colher amostras ou biópsias, o pneumologista deve administrar uma solução salina que ajude a clarear os brônquios e rotas para examinar.
Após a conclusão da triagem e coleta de amostras, o médico remove o broncoscópio do paciente. Em geral, esse procedimento dura entre 15 e 45 minutos.
É necessário esclarecer que a aplicação da broncoscopia não costuma ter impacto desfavorável na saúde de nenhum paciente. Os avanços tecnológicos permitiram reduzir ao mínimo os riscos de perfurações por pneumotórax e hemorragias internas.
SE gostou de ver como funciona a broncoscopia e quer saber mais sobre temas relacionados, não hesite em consultar esta informação: