Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona os Indicadores de Rentabilidade?
Na área de finanças e economia existem ferramentas que são essenciais para realizar análises financeiras a partir dos relatórios contábeis de uma entidade. Essas ferramentas são conhecidas como indicadores financeiros. Neste artigo vamos explicar Como funcionam os indicadores de rentabilidade.
indicadores financeiros
Os indicadores financeiros são muito úteis para que os administradores administrem melhor as finanças com as contas de uma empresa. Para que possam diagnosticar sua capacidade financeira. Os indicadores financeiros são classificados como:
Os de liquidez permitem interpretar se uma empresa dispõe dos recursos necessários para saldar os compromissos que tem com os seus credores. Outra são as de alavancagem que determinam quanto da empresa pertence aos credores e quanto aos sócios. Por outro lado, existem os de atividade que permitem analisar como são geridas as atividades operacionais de uma empresa. Por fim, os de lucratividade que explicaremos a seguir.
Como funcionam os indicadores de rentabilidade?
A lucratividade é o indicador que mostra se uma empresa está gerando lucros que promovam seu crescimento e demonstrem sua existência. Para determiná-lo, divide-se o valor atual da receita pelo investimento inicial, se o resultado for superior a um significa que o negócio será rentável.
Os indicadores de rentabilidade servem não só para medir o comportamento da administração de uma empresa, mas também para controlar despesas e custos. Qual é a única forma de transformar vendas em lucros ou lucros.
Para os empreendedores, esses indicadores são importantes porque permitem calcular a lucratividade do seu negócio. No caso dos investidores, ajuda-os a saber se os seus investimentos estão a produzir retornos ou remunerações.
Indicadores de rentabilidade: aspectos gerais
A forma como os indicadores de rentabilidade funcionam também é chamada de ferramentas. Mas em linhas gerais são relatórios de valores retirados de todos os relatórios contábeis e demonstrações financeiras, que mostram a condição econômica de uma empresa. Os resultados de lucros e perdas são estampados neles.
Quanto às informações que captam, geralmente são numéricas e envolvem todas as movimentações que são geradas em todas as áreas da empresa. Além disso, expõem a situação real, facilitando a obtenção de números mais realistas do que os apresentados nas demonstrações financeiras. Os indicadores de rentabilidade mais usados são:
- Retorno sobre o patrimônio líquido: determina a rentabilidade dos proprietários de acordo com os investimentos, é calculado com (lucro operacional/patrimônio líquido) x 100.
- Margem líquida: usada para medir a capacidade da organização de produzir lucros com as vendas totais, fórmula: (lucro líquido / vendas líquidas) x 100.
- Lucro bruto: esse valor permite determinar a eficiência operacional de um negócio, a fórmula é (lucro bruto/vendas líquidas) x 100.
- Margem operacional: facilita saber como se comportam as operações do próprio negócio, sua fórmula é (lucro operacional/vendas líquidas) x 100.
Agora que você já sabe como funcionam os indicadores de lucratividade, sabe que pode determinar a lucratividade do seu negócio para fazer ajustes, se necessário.
Pode lhe interessar: