Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Economia Planificada?
Uma sociedade deve desenvolver suas atividades econômicas usando um sistema econômico que lhe permita gerar impostos e dinheiro. Existe uma grande variedade de sistemas econômicos e neste artigo vamos explicar um deles, como funciona a economia planificada.
a economia planificada
Esse sistema econômico também conhecido como economia centralizada é muito antigo, surgiu após o ápice da Primeira Guerra Mundial na União Soviética. Chegou à Europa Oriental, mas nunca foi aplicado 100% puro. No final do século 20, ele havia sido quase completamente substituído. Mais adiante explicaremos como funciona a economia planificada
Nesse tipo de sistema, cabe ao governo decidir tudo relacionado à sua produção, ou seja, para quem, como e o que produz. São eles os responsáveis pela distribuição dos recursos; seu principal objetivo é distribuir a renda de forma equitativa.
Por outro lado, podemos dizer que esta economia está ligada ao planejamento central (estilo soviético), ou seja, à tomada de decisões administrativas e ao planejamento centralizado do Estado. A relação entre empresas e consumidores não interfere na tomada de decisões, o governo controla totalmente (tipo ditadura) os recursos da nação.
Como funciona a economia planificada?
Para que esse sistema funcione, três fatores básicos devem ser levados em consideração. A primeira delas é a propriedade coletiva, portanto todos os produtos e recursos passam a ser propriedade do Estado. É ele quem decide os preços tanto dos serviços e bens obtidos quanto dos fatores de produção.
O segundo elemento é o planejamento, o Governo elabora planos para organizar suas atividades empresariais. Nelas devem ser destacadas as metas produtivas, os tempos, a disponibilidade de recursos, etc. Nem os desejos dos indivíduos nem os benefícios das empresas intervêm. Por fim, há o controle, o Estado fiscaliza rigorosamente o cumprimento do planejamento elaborado.
Vantagens e desvantagens
Quanto às vantagens deste sistema, temos que existe equidade em termos salariais. Isso porque todos os funcionários trabalham para o Estado, só ganham um pouco mais as pessoas que ocupam cargos importantes na sociedade. O desemprego não existe, pois todos os indivíduos têm um emprego garantido e, portanto, uma renda mínima.
Além disso, o Estado fornece aos cidadãos bens essenciais para cobrir suas necessidades básicas, incluindo saúde e educação. Pelo contrário, a forma como a economia planificada funciona traz consigo algumas desvantagens. Uma delas é deixar cair a produção excessiva em algumas áreas e pouco em outras, já que o Estado não se preocupa com as reais demandas da sociedade.
Também é apresentado o caso da burocracia exagerada que leva a decisões muito tardias devido à lentidão dos processos. Não há a motivação necessária para fazer um esforço, nem para ser eficiente e inovar. As empresas não têm interesse em competir entre si, nem os trabalhadores têm necessidade de melhorar a sua atividade laboral. Como sua renda não depende disso, eles sempre ganharão o mesmo, por mais que tentem. Também não há liberdade individual.
Com o que foi dito neste artigo, você poderá entender que, devido à forma como funciona a economia planificada, ela não é muito lucrativa para o indivíduo. Uma vez que não permite o seu desenvolvimento pessoal ou a sua individualidade.
Pode lhe interessar: