O Que é e Como Funciona a Escada Rolante?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Escada Rolante?

Sempre que vamos a um shopping center ou a um prédio com características muito peculiares, observamos alguns implementos muito úteis para o ser humano, como a Escada Rolante, que auxilia na subida ou descida de um andar a outro. .

Mas sempre tivemos dúvidas sobre como é o mecanismo de funcionamento desta Escada Rolante, desde quando estão em funcionamento, entre muitos outros aspectos.

O que é uma escada rolante

Para definir a Escada Rolante, dizemos que são uma espécie de mecanismo onde os degraus sobem e descem, automaticamente, com a finalidade de elevar ou abaixar as pessoas que se deslocam entre um andar e outro superior.

Pode-se dizer que a Escada Rolante data do ano de 1891, quando se desenhou o primeiro protótipo das mesmas, através da utilização de uma correia transportadora, como uma espécie de escada rolante que era inclinada e a partir daí foi evoluindo constantemente.

Como funciona a escada rolante

Para entender um pouco como funciona a Escada Rolante, devemos ao mesmo tempo conhecer um pouco de sua história para entender sua evolução ao longo dos anos.

O Que é e Como Funciona a Escada Rolante?

Após a sua invenção, começaram a conceber um mecanismo semelhante mas com um modelo que incluía degraus horizontais, que mais tarde foi patenteado com o nome de alpinista.

O primeiro projeto de escadas rolantes, foi somente em 1921 que a escada rolante como a conhecemos hoje foi fabricada, sendo atualmente utilizada em lojas de departamentos, shopping centers, bancos, entre outros.

E é que os degraus estão em unidades separadas, mas são montados juntos para obter uma maior fixação e cada um possui um eixo que é acoplado aos outros degraus por meio de uma corrente que os une.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Educação Em Valores?

Estas, por sua vez, são movimentadas graças a uma roda dentada que possui engrenagens que funcionam por meio de um motor elétrico e cada degrau da escada rolante possui quatro rodas que se movem sobre trilhos.

Isso faz com que os degraus subam e desçam a rampa, sempre mantendo um nível equilibrado entre si, e tanto no início do percurso quanto no final, os degraus formam uma espécie de plataforma móvel nivelada com o solo.

Características da escada rolante

As escadas rolantes têm um corrimão em ambos os lados com uma faixa que geralmente se move na mesma velocidade que os degraus e, claro, é usada como corrimão.

Quanto às chamadas quebras, que a escada rolante possui, as plataformas costumam servir de guia para quem a utiliza descer corretamente da escada rolante.

Da mesma forma, uma placa de metal é usada como dispositivo, que tem a forma de um pente e é colocada no chão de forma a esconder os degraus cada vez que a escada sobe ou desce.

Da mesma forma, pode-se afirmar que em todas as escadas rolantes o sentido do movimento costuma ser reversível, ou seja, as escadas podem funcionar tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima.

Em alguns casos, que poderíamos dizer na maioria das vezes, as escadas rolantes se movem a uma velocidade de trinta metros por minuto, pois foi demonstrado que esta é uma velocidade segura e adequada.

Da mesma forma, a escada rolante transporta pessoas sem ter que se deslocar, pois os degraus se movem mecanicamente e são usados ​​para transportar confortavelmente.

E ao mesmo tempo muito rapidamente um grande número de pessoas entre os andares de um edifício, principalmente em shopping centers, aeroportos, arranha-céus, entroncamentos de transporte público como metrô, ônibus urbanos, entre outros.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Tomada de Decisão?

Como funciona a escada rolante?

5 (100%) 1 voto

Não perca o vídeo que será lançado em breve!