É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Evolução?
Todos nós já ouvimos o nome de Charles Darwin, bem como sua visão de como as espécies foram mudando e se adaptando às novas condições ambientais. Talvez por isso, hoje em dia, a palavra evolução seja cada vez mais utilizada em associação com as mudanças que ocorrem no mundo. Para que possamos entender isso com mais detalhes, aqui vamos escrever sobre como funciona a evolução na natureza.
O que é evolução?
Para começar com este tópico, é conveniente definir o que é evolução. Do ponto de vista biológico, é um processo natural que ocorre gradualmente.. Especificamente, implica um conjunto de mudanças nas espécies e populações ao longo de gerações.
Nos séculos 18 e 19, o termo evolução começou a ser usado para indicar mudanças nos seres vivos. No entanto, este conceito tem origens antigas. Afinal, os gregos já indicavam que a vida na Terra evoluiu de um ancestral.
Então, os naturalistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, em 1958, com seus trabalhos independentes, propõem a seleção natural. Eles consideram isso um mecanismo de mudança que gera novas espécies.
Em seu livro de 1859 “A Origem das Espécies”, Darwin apóia a seleção natural e consolida o conceito de evolução biológica. Mais tarde, essa se tornaria a Teoria que todos conhecemos.
Atualmente, a Teoria Sintética define evolução como mudanças na frequência de alelos em uma população ao longo de várias gerações. Essas variações podem ser devidas a processos como seleção natural, deriva genética, mutação e fluxo gênico.
Como funciona a evolução?
Visto que estamos mais claros sobre esse processo natural, podemos então falar sobre como a evolução funciona.. Isso, assim como sua relação direta com os seres vivos, é claro para os cientistas. Agora, Quais e como são os mecanismos que levam à diversificação das espécies ainda estão sendo investigados.
Nessa ordem de ideias, a teoria sintética indica que a evolução age sobre as populações. Da mesma forma, indica que a variabilidade fenotípica e genética de plantas e animais é produto da recombinação genética. Além disso, ele diz que a seleção natural regula a evolução fenotípica.
Além disso, ele considera que as transições evolutivas nas populações costumam ser graduais. Em outras palavras, novas espécies evoluem a partir de variedades pré-existentes através de processos lentos e sua adaptação específica é mantida em cada estágio.
Essa teoria também usa os conceitos de macroevolução e microevolução. O primeiro implica mudanças filogenéticas acima do nível da espécie e o segundo abaixo dele como um evento mais focado.
Como a ciência mudou após a descoberta da evolução?
Uma das mudanças mais notáveis ocorreu na classificação dos seres vivos. Inicialmente, apenas as diferenças foram consideradas e as espécies foram separadas. Então, com a Teoria da Evolução, a classificação começou a tentar reconstruir a árvore genealógica dos organismos vivos.
O conceito de evolução permeou tanto o mundo que seu uso transcendeu além da biologia e outras ciências naturais.. Atualmente, é usado para se referir a tópicos de outras ciências, como física, psicologia e até mesmo epistemologia.
Se o que contamos sobre como funciona a evolução lhe agradou, você também pode se interessar por temas como: