Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona o Cimento Pozolânico?
O cimento pozolânico apresenta vantagens que o tornam uma excelente opção para a construção civil.
Dentre os materiais de construção, sem dúvida, o cimento é o principal de todos. Graças a este material ligante, outros elementos de construção, como blocos de argila e/ou vigas, podem ser unidos de forma rápida e eficaz. Sua principal função é a capacidade de aderir e endurecer com o tempo. Com base neste aspecto, convém saber como funciona o cimento pozolânicoque tem maior capacidade aderente.
O que é cimento pozolânico?
O cimento pozolânico é um tipo de ligante hidráulico utilizado para a construção de diversas infraestruturas. Este cimento é adicionado até 15% de pozolana durante a sua preparação, o que lhe confere uma cor avermelhada característica e cal hidratada. Estes dois componentes, quando combinados com os outros minerais comuns a todos os cimentos, criam uma mistura capaz de endurecer mesmo debaixo de água.
Pozolana, um material silicioso histórico
A pozolana é o composto principal deste cimento, mesmo daí deriva seu nome. Este material alumino-silício é de origem mineral vulcânica, sendo uma pedra de natureza ácida e porosa. Foi frequente nas construções da Roma antiga e atualmente ainda é utilizado em diversas edificações. Pode ser facilmente obtido a partir de argilas calcinadas, cinzas vulcânicas ou tijolos pulverizados.
Principais vantagens do cimento pozolânico
Sendo o segundo tipo de cimento mais utilizado na construção civil, depois do cimento Portland, este ligante tem algumas vantagens importantes a destacar. Entre eles encontramos:
Hora de configuração atrasada
Ao contrário do cimento portland, o processo de endurecimento do cimento pozolânico, mais conhecido como pega, é muito mais lento. No entanto, esta é uma grande vantagem, pois com o tempo ganha resistência mecânica e química. Portanto, o uso desse tipo de ligante é conveniente quando é necessário, por exemplo, friccionar um piso de concreto.
Maior capacidade de adesão
A pozolana, principal matéria-prima deste aglutinante, permite uma maior consistência e capacidade de adesão. Isso porque esse material tende a armazenar mais água, por isso é muito mais competente em seu processo de adesão do que outros cimentos.
Ideal para climas quentes
As propriedades de uma construção de cimento pozolânico tendem a parecer muito mais frias. Pelo que é adequado para uso em climas quentes ou para grandes fachadas. Da mesma forma, tende a ter maior impermeabilidade e durabilidade nessas áreas de clima quente.
Sem dúvida, ter em conta o funcionamento do cimento pozolânico tem várias vantagens que o tornam uma excelente opção para a construção de determinadas infraestruturas. Porém, ele não possui as mesmas propriedades do cimento portland, por isso é necessário ter treinamento na área de construção para saber qual utilizar em cada obra.