O Que é e Como Funciona a Globalização?

Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona a Globalização?

Todos nós que fazemos a vida hoje estamos cientes da interconexão e da velocidade com que somos influenciados ou afetados. De uma produção cinematográfica de sucesso ao surto inesperado de uma doença viral, todos são exemplos de como funciona a globalização. Portanto, aqui nos dedicaremos a tentar entendê-lo com mais detalhes.

O que é globalização?

Dado que o termo parece ser um anglicismo derivado da palavra global, não são poucos os que denunciam a sua imprecisão, uma vez que aponta para o facto de global não ser equivalente em nenhum contexto a globalexceto na língua inglesa. Portanto, a ideia é constrangida em relação ao que ela quer significar.

Porém, a mesma globalização tem se encarregado de divulgar e fazer uso cotidiano de seu próprio nome mundo afora. Por outro lado, há quem defenda que nada mais é do que a projeção de processos muito mais antigos, iniciados em 1492 com a conquista e colonização de várias áreas do planeta pela Europa.

Certamente, parece ser uma derivação da Era Industrial, mas no quadro de uma nova fase do capitalismo.. É um capitalismo global? Muitos outros eventos da ordem mundial foram propostos como precedentes, mas talvez o mais importante seja a chamada Segunda Guerra Mundial, a partir da qual sua instalação parece ter se acelerado.

Assim, a globalização é vista como um processo histórico contínuo e dinâmico de integração ou interdependência global. Tudo isso, até hoje, envolveu aspectos econômicos, políticos, tecnológicos, sociais e culturais.

O Que é e Como Funciona a Globalização?

Como funciona a globalização?

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Jogo Adivinha Quem?

Em suma, este é o resultado da afirmação do capitalismo, do progresso tecnológico sustentado e da necessidade de expandir os fluxos do comércio mundial.. É por isso que inovações na área de computação e telecomunicações, como a world web, têm sido elementos críticos na arquitetura de um mundo global.

Outra questão de grande importância tem sido a abertura das fronteiras nos aspectos físico, político, financeiro e de comunicação. Isso é o que tem permitido um crescimento capitalista substancial, que possibilita vários tipos de transações e negócios que poderiam ser considerados muito difíceis ou distantes.

A globalização como fenômeno multifatorial gera diferentes argumentos dependendo da ideologia ou classe social de indivíduos ou grupos.. Para alguns, é sem dúvida um forte risco para a concepção do Estado-nação e para a noção contemporânea de democracia. Enquanto, para outros, a expansão das liberdades políticas e econômicas trouxe altos níveis de riqueza material.

Vantagens e Desvantagens da Globalização

Algumas vantagens advindas do processo de globalização parecem ser a facilidade de trânsito de bens e produtos de um país para outro. Por outro lado, também é possível observar maior participação do capital estrangeiro, fortalecimento do comércio e integração cultural entre países ou regiões.

A aculturação forçada ou a perda de identidades nacionais são apontadas como aspectos críticos da globalização.. Assim como o aumento da redução de postos de trabalho, seja pela terceirização do trabalho ou por máquinas que tiram as possibilidades de emprego de uma área.

Se esses fatos sobre como a globalização funciona foram úteis para você, também pode estar interessado em ler sobre tópicos como:

Não perca o próximo episódio!